O QUE ESTÁ A SENTIR

Embora houvesse momentos durante o primeiro ano de vida do seu bebé em que os dias (e as noites) parecessem não terminar – amamentar às 3 da manhã, sessões de fim de tarde difíceis de gerir, o aparecimento do primeiro dente – neste momento, as coisas devem parecer um pouco mais calmas em alguns aspectos e mais exigentes noutros.

Esta regra parece aplicar-se a todas as fases do desenvolvimento; enquanto algumas coisas parecem mais fáceis, surgem sempre novos desafios. O seu filho passou do pequeno estranho que trouxe consigo do hospital para um ser auto-confiante, opinioso que ocupa mais espaço do que dois adultos juntos.

Ao começar a preparar o seu primeiro aniversário, dá consigo a pensar no quão rápido o tempo passou. Não se surpreenda se ficar emocionada, pois acabou com certeza de passar o ano mais emotivo e intenso da sua vida de adulto!

As crianças de um ano têm um espantoso sentido de independência que se combina com a sua nova capacidade de fazer coisas sozinhas. Mas por muito que lhes agrade a sua independência, também sentem muito prazer em voltar para os seus braços.

Adoram ser abraçados, andar ao colo e receber miminhos… desde que sejam eles a decidir quando devem ser “meninos crescidos” ou “bebés”. Embora isto possa levar os pais à loucura (“Afinal, é um bebé ou um adolescente?”), a criança precisa de saber que, independentemente do que decidir ser a determinada altura, os pais estarão sempre presentes para ela.

De facto, se corresponder à sua necessidade de ser tratado com um bebé, a criança acabará por decidir entrar no papel de “menino crescido” em vez de bebé.

VAMOS PASSEAR

Para a criança que começa a andar, dar um passeio é uma aventura empolgante, cheia de oportunidades infinitas de fazer novas descobertas com a pessoa que mais ama no mundo!

Se a criança pudesse falar
Que dia! Há tanto para ver, cheirar, ouvir e fazer. O vento na minha cara é tão fresco e adoro o cheiro da relva cortada de fresco. Ouço um cão a ladrar, parece mesmo o meu. Se ficar muito agitado e refilar um pouco, talvez me tires do carrinho e me deixes empurrá-lo.

Quando me falas do que vemos e ouvimos, começo a aprender novas palavras, como “carro” e “pássaro”. Quando visitamos vizinhos, aprendo a fazer novos amigos. Quando fazes perguntas como “Como achas que o pássaro chegou à árvore?”, estás a ensinar-me a ser um bom pensador.

À medida que experimento coisas novas, como subir as escadas da biblioteca contigo a acompanhar por trás, estás a manter-me seguro. Adoro quando abrandas e me deixas ficar à frente. Quando exploramos juntos, abres-me o mundo e sinto que consigo fazer tudo!

O que a criança está a aprender
Ao seguir os passos da criança e acompanhá-la na sua exploração do mundo, está a demonstrar-lhe que os seus interesses e ideias são importantes. Está a consolidar a sua auto-estima e a incentivar a sua curiosidade e criatividade.

A sua competência linguística e o seu desenvolvimento intelectual florescem quando descreve novas coisas e as associa a objectos familiares (“Aquele cão faz-me lembrar o Bobby.”). Sempre que deixa a criança sair do carrinho de passeio e andar ou subir escadas, está a estimular a sua confiança no uso do seu corpo.

E quando partilha com ela a alegria das suas descobertas – encontrar uma pedra brilhante ou uma folha cheia de cor – está a alimentar o seu desejo de aprender ao longo da vida.

O que pode fazer
- Partilhe do encanto da criança quando faz novas descobertas. Os objectos mais simples representam lições importantes. Aponte para pedras grandes e pequenas, casas vermelhas, amarelas, azuis e árvores baixas e altas. As crianças entendem melhor estes conceitos quando os aprendem no contexto das suas experiências diárias.
- Incentive-a a usar o seu corpo para explorar – para empurrar o carrinho de passeio, curvar-se para examinar objectos, subir escadas. Ficará assim confiante de que pode usar o corpo para conseguir fazer ou ir onde quer.

LÊ COMIGO

Quando lê com a criança, não só está a ajudá-la a desenvolver boas competências linguísticas, como também está a estabelecer uma relação forte e muito próxima com ela à medida que incentiva o seu interesse pela leitura ao longo da vida.

Se a criança pudesse falar:
Um dos meus momentos favoritos contigo é quando lemos livros juntos. Sinto-me tão aconchegado e quente nos teus braços. Prefiro quando me mostras vários livros e me deixas escolher aquele que quero. Poderás perguntar-te porque escolho sempre o mesmo livro dia após dia.

É que sinto-me tão inteligente quando sei do que trata o livro e quando consigo reconhecer as imagens. Adoro ver imagens de crianças a fazer coisas que também eu faço, ou imagens de objectos que existem à minha volta – como o gato da vizinha.

Não te preocupes se eu voltar constantemente à mesma página ou se simplesmente passo as páginas do livro em poucos segundos! Existem tantas formas de apreciar um livro. O que interessa é que estou a divertir-me, e quando me divirto, estou a aprender.

O que a criança está a aprender:
As crianças adoram a hora de ler não apenas porque descobrem livros interessantes, mas também porque representa uma experiência alegre e partilhada consigo, e essa ligação fá-las querer ler mais. Quanto mais lerem, mais fácil será desenvolverem as suas competências linguísticas e de comunicação, e compreenderem o mundo que as rodeia.

Não existe nenhuma forma “correcta” de ler com o bebé. O único critério importante é certificar-se de que se envolve e diverte. Poderá querer ler os mesmos livros vezes sem conta, ou passar as páginas de um livro a toda a velocidade. Seja como for, deixe-o seleccionar o livro e virar as páginas e assim passará um óptimo momento.

O QUE PODE FAZER

- Reserve algum tempo para ler todos os dias. - Não pense que tem de ler todo o conteúdo do livro. Alguns dos melhores livros para crianças são aqueles que contêm apenas imagens, sem palavras. Assim, pode inventar a história e à medida que a criança cresce e que a sua imaginação se desenvolve, poderá inventar a sua própria história.
- Vá até à biblioteca municipal e deixe-a explorar. Veja quais os livros que mais despertam a sua atenção. Leve-a às sessões de leitura para crianças da sua idade. Quando o seu interesse em estar com outras crianças aumentar, adorará participar nesta actividade de grupo.

Compreender os sinais do bebé
Em seguida, apresentamos um quadro com uma descrição do que as crianças aprendem nas diversas fases e do que pode fazer para ajudá-las a desenvolver essas novas capacidades. À medida que for avançando no quadro, deve lembrar-se de que cada bebé é único e que segue um padrão de crescimento e desenvolvimento próprio, ao seu ritmo.

O estabelecimento de uma relação forte e próxima com a mãe constitui a base da sua aprendizagem e do seu crescimento e desenvolvimento saudáveis. Qualquer preocupação relativa ao comportamento ou desenvolvimento do bebé merece atenção. Exponha sempre quaisquer dúvidas ao seu pediatra ou a outro profissional de confiança.

O QUE PODE ESPERAR ENTRE OS 12 E OS 15 MESES

Estou sempre em movimento
Nesta idade, a criança está a tornar-se cada vez mais móvel – anda e sobe escadas de gatas. Lembre-se de que embora consiga subir as escadas, não significa que consiga descê-las! É nessa altura que vai precisar de ajuda!

Ouve-me
As capacidades de comunicação da criança aumentam a grande velocidade. Utilizará os gestos e os sons para lhe mostrar o que pretende. Poderá apontar para o frigorífico quando tiver fome e arrastá-la até à sua prateleira de brinquedos para indicar o que quer.

Consigo pôr isto a funcionar
A criança irá desenvolver uma melhor compreensão do modo com as coisas funcionam. À medida que for aprendendo acerca dos objectos que a rodeiam, como escovas de dentes e telefones, a criança quererá utilizá-los sozinha.

Consigo faze-lo
A criança quererá participar mais nas rotinas diárias. Este tipo de envolvimento melhora o seu desenvolvimento a todos os níveis: motor, intelectual, social e emocional. Além disso, irá divertir-se imenso em sentir-se ligada a si durante as “tarefas de verdade”.

O QUE PODE FAZER

- Crie várias áreas seguras dentro de casa onde a criança possa explorar sem ficar exposta a nenhum perigo. Entregue à sua imaginação e num ambiente seguro, a criança fará todo o tipo de coisas empolgantes: gatinhar sob as mesas, passear à volta de uma mesa baixa, ficar de pé sozinha a praticar o equilíbrio e até dar os primeiros passos sem ajuda.

- Leia, leia, e leia mais.
- Identifique os seus sentimentos, “Estás zangado por eu te ter tirado o pau das mãos!”
- Narre o que está a acontecer. “Estamos a empurrar a bola de um lado para o outro. Tens a bola… agora tenho eu a bola.”
- Quando pronuncia parte de uma palavra, repita a palavra completa. Quando disser “susu”, diga “Queres sumo.”
- Ofereça brinquedos que representam objectos presentes no seu mundo, como por exemplo comida de brincar, para ajudar a criança a fazer de “pessoa adulta”. - Dê à criança a oportunidade de fazer com que as coisas aconteçam. Faça bolas de sabão no exterior, para que as possa seguir, apanhar e rebentar. Forneça instrumentos musicais simples, como uma pandeireta ou uma maraca.
- Inclua a criança nas actividades do dia-a-dia. Sentir-se-á orgulhosa e competente quando ajudar a executar tarefas simples, como pôr os guardanapos na mesa.
- Deixe-a ajudá-la enquanto a veste. Poderá enfiar os braços nas mangas ou colocar os pés dentro dos sapatos e sentir-se-á muito orgulhosa das suas proezas.
- Dê-lhe uma colher e deixe-a tentar alimentar-se sozinha com alimentos moles, como iogurte ou compota de maçã.

O QUE PODE ESPERAR ENTRE OS 12 E OS 15 MESES

Os amigos servem para isso
A criança estará ansiosa por observar e brincar com outras crianças. Aprende imensas coisas importantes através da imitação e descobre como funcionam as relações através da interacção.

Tenta parar-me!
A tendência crescente da criança para explorar irá requerer a sua orientação relativamente ao que pode ou não fazer.

As rotinas em primeiro lugar!
Existe um número de coisas que a criança faz todos os dias… comer, dormir, acordar, vestir-se. Estabeleça rotinas à volta dessas actividades, pois as crianças sentem-se mais à vontade em ambientes estruturados e previsíveis. Além disso, isto ajudará a evitar provas de força nos próximos anos.

Imagine!
Quando a criança imita as suas acções – varrendo o chão, mexendo uma colher numa panela de brincar, etc. – está de facto a dar os primeiros passos no mundo da imaginação e das ideias. Aprender a fazer de conta ajuda a criar as bases das capacidades de pensamento avançadas.

O QUE PODE FAZER

- Arranje oportunidades para que possa brincar com outras crianças. Os estudos demonstraram que as crianças sentem-se fascinadas por, e aprendem através das outras crianças.

- Não espere que a criança partilhe com as outras nem a force a fazê-lo – ainda não está preparada. Pode começar a introduzir a ideia de “partilha de vez” dizendo “Agora é a vez da Sara… Agora é a vez do Bob” enquanto passa o brinquedo de um lado para o outro. Mas se não resultar, não insista!
- Distraia e desvie a atenção da criança! Embora as crianças desta idade entendam “Não! Não toques nisso!” e até parem quando a ouvem dizer isso, ainda não possuem o controlo instintivo que lhes permite evitar repetir a mesma acção. É muito fácil cair na armadilha do “Não” a toda a hora. Por isso, em vez de dizer “Não”, tente desviar a atenção da criança com um brinquedo ou uma actividade, algo a que possa dizer “Sim!”
- Estabeleça uma rotina regular na hora de ir para a cama: banho, livro, canção e cama… ou qualquer outra coisa que resulte no seu caso. As actividades em si não são tão importantes como o facto de a criança conseguir prever o que vai acontecer e em que altura, sem ter de se preocupar com surpresas.
- A hora da refeição também é uma boa altura para rotinas. “Antes de sair da cadeira alta, temos de limpar as tuas mãos!”
- Incentive o “faz de conta” ajudando a criança a montar o cenário e juntando-se a ela na brincadeira. “Estás a fazer o jantar? Posso provar?”
- Forneça excelentes acessórios. Um bloco pode transformar-se num carro, uma cadeira numa gruta. Demonstre-lhe o quanto aprecia a sua imaginação.

DO QUE O BEBÉ NECESSITA ACIMA DE TUDO

Sabemos que quer dar o seu melhor de modo a ajudar o seu bebé a ter um desenvolvimento saudável. Sabemos ainda que muitos pais estão sobrecarregados com dias muito preenchidos, fazendo com que a ideia de acrescentar actividades extra para estimular o desenvolvimento do seu filho possa simplesmente parecer irrealista.

É este o poder da magia dos momentos diários. Aquilo de que o bebé mais necessita para ser feliz é de si. Nada pode substituir o que a criança aprende enquanto explora o mundo e partilha as suas descobertas durante os momentos do dia-a-dia consigo.

Esperamos que este texto lhe tenha demonstrado que a magia de ser pais não reside em nenhum brinquedo que compra nem no mais recente produto criado para tornar o seu bebé mais esperto. A magia existe na interacção diária com os pais que ajuda a criança a desenvolver capacidades fundamentais – como a confiança, a curiosidade, a colaboração e a comunicação – necessárias para conseguir aprender e ser bem-sucedido ao longo da vida.