Se já for esse o caso, saiba que a sua dependência poderá aumentar consideravelmente nos próximos meses, até começar a diminuir progressivamente. Como aliviar a tristeza e preparar o terreno para uma perspectiva mais independente:

Incentive o bebé a explorar e experimentar coisas novas. Certifique-se de que lhe proporciona um ambiente seguro e muitas oportunidades de testar os seus limites sem ser constantemente repreendido. Deixe-o também ficar algum tempo sozinho, o que não significa deixá-lo em qualquer canto da casa sem vigilância, mas tente deixá-lo brincar sozinho no quarto durante algum tempo (depois de se certificar que este não contém nenhum perigo para a segurança do bebé).

A separação. Na verdade, é benéfico para o desenvolvimento da criança deixá-la periodicamente a cargo de outra pessoa, pois dá-lhe a oportunidade de lidar com a separação da mãe. Peça a amigos ou familiares que tomem conta do bebé durante curtos períodos, de modo a que se habitue à sua ausência.

Despeça-se do bebé quando precisa de sair. Não saia às escondidas – só estará a alimentar a sua ansiedade, já que nunca terá a certeza de quando poderá desaparecer de vez. Em vez disso, desenvolva uma pequena rotina, como beijá-lo em ambas as bochechas e usar a mesma frase sempre que sai, por exemplo “A mamã vai sair e não demora nada. Adeus, adeus!" Com o tempo, a rotina da despedida ajudará o bebé a aprender que se vai embora mas volta.

Recomendamos que veja também:

O seu bebé tem 7 meses, Terceira semana
O bebé consegue reconhecer-se no espelho?
Dez formas de acalmar o bebé
O que posso fazer se a privação de sono estiver a afectar a nossa relação?
Guia de massagem para bebés
O seu bebé está feliz?
Teste os seus conhecimentos de saúde

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.