Os bebés conseguem ver o mundo com os seus pequeninos olhos, desde que nascem, mas a sua visão está longe de ser nítida e perfeita. Os bebés só conseguem ver perfeitamente ao fim de alguns meses. É muito difícil determinar quais cores exatamente o bebé consegue ver ou não. O recém-nascido tem a capacidade de notar padrões, como riscas e bolinhas, e contrastes, como o preto e o branco. Contudo, ele não tem a capacidade de perceber algumas formas e cores. Outro ponto interessante é que o recém-nascido não é capaz de ver imagens que estejam a mais de 30 0u 40 centímetros de distância. O rosto da mãe, nessa fase, é a coisa mais interessante do mundo para o bebé.

No entanto, uma pesquisa da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, descobriu que ao contrário do que se acreditava, os bebés conseguem sim ver algumas cores. De acordo com os pesquisadores, os pequenos conseguem diferenciar cores mais contrastantes entre si, como a cor verde da vermelha. Porém, quando se deparam com cores mais similares uma ao lado da outra, como laranja e vermelho ou várias cores em tons pastéis, os bebés não conseguem ver a diferença entre elas. Só mais tarde, por volta dos três meses, começam a conhecer o azul. Apesar de serem capazes de discriminar as cores logo nos primeiros meses de vida e apesar das cores primárias estarem incluídas nos primeiros 200 vocábulos que aprendem, as crianças só nomeiam de forma consistente as cores depois dos três ou quatro anos. Assim sendo é possível afirmar que os bebés não vêm apenas preto ou branco, já que eles podem ver os padrões coloridos, bem como padrões preto e branco, desde que os padrões tenham bastante contraste. Já a capacidade de ver as cores como os adultos ocorre entre os 5 e os 8 meses de vida.

O que vê o bebé com 1 mês

Quando nasce, o bebé não sabe usar bem os olhos por isso é normal que os entorte várias vezes. Com 1 ou 2 meses, no entanto, ele já aprende a focalizar os dois olhos ao mesmo tempo e é capaz de acompanhar com o olhar um objeto em movimento.

O que vê o bebé com 2 meses

Os bebés vêm algumas cores desde que nascem, mas têm dificuldade em distinguir tons semelhantes. Por isso, muitas vezes preferem cores contrastantes ou o preto-e-branco. Entre 2 e 4 meses de idade, no entanto, as diferenças entre as cores vão ficando mais claras e o seu bebé começa a distinguir tons semelhantes. Com isso, deve começar a mostrar preferência por cores primárias e fortes, e por formatos e desenhos mais detalhados e complexos.

O que vê o bebé com 4 meses

Nessa fase, o bebé começa a desenvolver a perceção de profundidade, que o ajuda a saber se alguma coisa está mais perto ou longe. Também passa a controlar melhor os braços, e assim o desenvolvimento visual acontece na hora certa para ajudá-lo a tentar agarrar no seu cabelo, brincos ou óculos, com muito mais precisão.

Leia sobre: 10 coisas que são verdadeiramente úteis com um recém nascido

O que vê o bebé com 5 meses

Com essa idade, seu filho consegue detetar objetos pequenos e acompanha bem o movimento das coisas. A maioria das crianças de 5 meses já aprendeu a distinguir as cores básicas parecidas, e agora começa a observar as diferenças entre os tons pastel.

O que vê o bebé a partir dos 8 meses

A visão do seu bebé agora é quase igual à de um adulto em termos de clareza e perceção de profundidade.Há bebés que atingem esta fase por volta dos cinco meses, depende de cada bebé. Com essa idade, os olhos da criança também normalmente estão próximos de sua cor definitiva, embora ainda possa haver mudanças pequenas na cor da íris.

É importante que a mãe fique atenta a alguns sinais de que o bebé não está a ver bem. Observe se o pequeno acompanha os objetos e se não esbarra em muitos móveis ou cai com frequência. Outros sinais de que há um problema de visão envolvem: aproximar muito os objetos ou para ver televisão, franzir a testa, piscar com muita frequência e ter dores de cabeça. O teste do olhinho pode ajudar a identificar o problema.

Leia ainda: Quais as cores normais do leite materno

Saiba mais: Babywearing: moda ou conforto?