Bem-vinda(o) à nossa série de artigos sobre os pilares fundamentais do sono do bebé. Caso só se tenha juntado a nós agora, não se preocupe que pode encontrar aqui os 5 pilares anteriores.

A maioria dos adultos odeia fazer todos os dias as mesmas coisas exatamente da mesma maneira. Mas os bebés e as crianças em idade pré-escolar dão-se lindamente com rotinas (mais uma das ironias da maternidade...). Saber exatamente o que vai acontecer a seguir dá-lhes uma sensação de controlo que é imensamente reconfortante, os faz sentir seguros e confiantes.

As primeiras semanas com um recém-nascido podem ser bastante caóticas, mas nunca é demasiado cedo para começar a introduzir alguns padrões de previsibilidade no dia dos bebés.

Existem muitas teorias e posições divergentes sobre rotinas. É um tema quente em muitos fóruns de parentalidade. Apesar de eu pessoalmente ser uma feroz defensora de rotinas, muito sinceramente salvaram-me a vida quando eu tive o meu primeiro filho, compreendo bem que um dia muito estruturado não funcione para todas as famílias.

É por isso que prefiro focar-me em alguns princípios orientadores que podem fazer toda a diferença, mesmo para uma família com um estilo de vida flexível:

  •  Tente proporcionar ao seu bebé um ritmo de Comer -> Brincar -> Dormir ao longo do dia. Pode fazer isto em qualquer lugar, independentemente de quão flexível é o seu dia! Garantir que o seu bebé passa algum tempo acordado após a refeição irá ajudá-lo a quebrar uma das associações negativas de sono mais poderosas: adormecer a mamar.
  • Aja de forma diferente durante o dia e a noite. Brinque e interaja muito com o seu bebé durante o dia, mas mantenha o ambiente silencioso, calmo, escuro e aborrecido durante a noite.
  • Faça o que fizer, seja consistente! A consistência é o 6º pillar do sono do bebé, precisamente porque se fizer seja o que for consistentemente, o seu bebé irá aprender a esperar esse comportamento e encontrar conforto nele.

Bons sonhos e até breve!

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.