Temos bons actores em Portugal? Quais são os seus preferidos?
Em Portugal existem muito bons actores e nos últimos anos temos assistido ao aparecimento de inúmeros talentos nacionais. Admiro muito o trabalho e a dedicação de vários jovens actores, mas não seria correcto da minha parte mencionar nomes... Não só pelo facto de não ser eticamente correcto, mas também porque nem todos os actores se destacam na mesma área.
Os jovens que aparecem de repente, sem formação, em novelas e séries de TV têm futuro?
As pessoas talentosas empenham-se e esforçam-se para atingir os seus objectivos porque sabem que o conseguem fazer... O empenho e a perseverança são as principais características para ter sucesso. No entanto, é óbvio que uma pessoa com talento e formação tem muito mais hipóteses de obter sucesso, pois está mais bem preparada e, por isso, tem uma maior facilidade em entrar no mercado de trabalho.
Que vantagens tem um candidato a actor em frequentar os cursos da ACT- Escola de Actores?
Os alunos da ACT têm acima de tudo, a oportunidade de lidar com profissionais que se encontram no activo e que podem passar todo o seu testemunho a quem quer crescer e aprender como actor. Na ACT os alunos têm aulas com realizadores, encenadores e actores, todos grandes profissionais do teatro, do cinema e da televisão nacionais e internacionais.
Já saíram da ACT alguns talentos? Quem?
Todos os anos saem talentos da ACT. Posso mencionar alguns, que apenas destaco porque já estão a trabalhar em projectos que são do conhecimento do grande público: André Nunes, Rita Brutt, Anabela Moreira, Joana Cotrim, Rúben Gomes, Juana Silva, Nuno Pardal ou Pedro Carvalho são apenas alguns dos actores que passaram pelo Curso de Formação de Actores da ACT.
Têm muitos alunos na ACT?
Temos muitos candidatos, mas para podermos manter a qualidade e o nível do ensino a que nos propomos, apenas podemos admitir anualmente 20 novos alunos para cada uma das duas turmas existentes. Ao longo do curso os alunos vão desenvolvendo as suas aptidões e no último ano apenas os 20 melhores alunos integram a turma finalista do 3º ano. Esta é a razão pela qual a ACT apresenta ao mercado, anualmente, apenas 20 novos talentos.
Que recomendações pode dar a um candidato a actor?
Há muitas recomendações que poderia dar a alguém que quer seguir a carreira de actor, mas essencialmente não perder a curiosidade, a humildade e o foco são os melhores conselhos que posso transmitir.
De que modo a formação de um actor pode influenciar quando estes saem para o mercado de trabalho?
A formação de um actor é essencial para o preparar para a entrada no mercado de trabalho, pois apenas com treino e conhecimento é possível começar a trabalhar de uma forma tranquila, aliás como em qualquer outra área. Depois, é também muito importante perceber que, cada vez mais, os "empregadores" valorizam a formação, pois garante-lhes qualidade e credibilidade. Também já percebemos pela nossa experiência que a passagem pela ACT-Escola de Actores, funciona como um "selo de qualidade".
Quais as habilitações mínimas que os candidatos devem ter para entrar no curso da ACT?
A nível escolar, os candidatos ao Curso de Actores da ACT necessitam apenas de ter terminado o 9º ano de escolaridade. A nível pessoal, precisam de trazer consigo muito talento e vontade de crescer e aprender como actor.
Sabemos que habitualmente existem muitos candidatos ao Curso de Formação de Actores da ACT mas que, anualmente, apenas conseguem frequentar o Curso um número restrito de alunos. Como é feita a "selecção" dos candidatos?
Nós damos a oportunidade a todos os candidatos de serem chamados a uma entrevista na ACT. Nessa entrevista cada candidato terá de entregar uma carta manuscrita, com um máximo de 2 páginas, onde deverá descrever as suas motivações e o porquê de frequentar o nosso curso. Após as entrevistas seleccionamos os candidatos para fazer uma audição.
Qual a estrutura do curso da ACT?
O Curso de Formação Profissional de Actores das ACT é constituído por 3 níveis de formação leccionados ao longo de 3 anos. A cada nível corresponde um ano lectivo e respectivo certificado. Para se obter o certificado profissional é obrigatória a frequência dos 3 anos. As exigências do curso vão aumentando de ano para ano, pelo que os alunos precisam de obter notas positivas para transitarem de um ano para o outro.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.