"A SIC decidiu nos seus programas de entretenimento atuar de forma preventiva e responsável na salvaguarda da saúde, segurança e estabilidade dos seus profissionais, criando condições para que o isolamento profilático aconselhado pelas autoridades nacionais de saúde seja tido em conta pelo maior número de pessoas possível": é desta forma que Daniel Oliveira começa por abordar um dos assuntos do momento, neste caso, as medidas de prevenção contra o coronavírus.

Tendo isto em conta, o diretor de programas do canal enumerou uma série de medidas tomadas, entre as quais, a suspenção das transmissões em direto do programa de Cristina Ferreira.

Posto isto, as medidas são as seguintes:

  • Suspender as produções de ficção em curso nas produtoras SP Televisão e Coral Europa durante o período mínimo de uma semana. Esta situação não afetará a emissão de 'Terra Brava' e 'Nazaré', que continuarão a ser transmitidas diariamente, na SIC.
  • Suspender as transmissões em direto d'O Programa da Cristina', do programa 'Júlia' e do programa 'Olhó Baião', durante o período mínimo de uma semana e criar as devidas adaptações aos formatos que permitam continuar a servir o melhor possível os telespetadores.
  • Realizar à porta fechada a próxima emissão de 'Isto é Gozar Com Quem Trabalha'.
  • Adaptar o programa 'Alô Portugal' ao momento de incerteza que vivemos, tornando-o uma plataforma ao serviço dos cidadãos, que terão via aberta para participação telefónica e esclarecimento de dúvidas.
  • Suspender por tempo indeterminado a gravação do programa 'Árvore dos Desejos', mantendo em exibição o conjunto de programas já gravados da segunda temporada.
  • Suspender o programa 'Curto Circuito', da SIC Radical, por um período mínimo de uma semana.
  • Restringir, de forma temporária, a presença de profissionais ao mínimo essencial para o normal funcionamento dos programas.
  • Destacar para isolamento profilático, colaboradores que estejam nos chamados grupos de risco.

"Este conjunto de medidas permitirá, com a serenidade necessária, reajustar processos de trabalhos, criar novas regras de funcionamento, algumas delas já em curso, e a devida implementação de novos procedimentos. Serão avaliadas diariamente novas medidas que venham a revelar-se necessárias", conclui.

Leia Também: Coronavírus: RTP suspende gravações, cancela programas e retira público