Uma verdadeira parada de estrelas, no glamoroso estilo de Hollywood, desfilou ontem à noite pela passadeira vermelha do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, onde a produtora Utopia apresentou oficialmente o filme "Second Life".

A festa foi de arromba e juntou dezenas de famosos do mundo do cinema, da representação e da TV, que não quiseram deixar de associar-se à celebração. O argumentista e produtor Alexandre Valente não tem dúvidas de que o filme vai "revolucionar o panorama do cinema português". Mais: "Vai ser o melhor filme do ano!".

A história de "Second Life" é contada na primeira pessoa por ‘Nicholas', interpretado pelo polaco Piotr Adamczyk. Confrontado com a morte, Nicholas vive um conflito interior e interroga-se sobre as decisões que tomou ao longo da vida.

O vasto elenco conta apenas com caras conhecidas, mesmo nos papéis mais pequenos. Uma das maiores surpresas é Fátima Lopes, que assim se estreia na ficção: "Eu não me considero actriz, fiz uma participação especial. Acho que houve muita coragem da parte de quem me convidou, porque não tinha experiência".

A apresentadora do programa das manhãs da SIC adorou a experiência: "Aprendi muito e trabalhei com um elenco espectacular, pessoas maravilhosas que me ajudaram muito. Tratavam-me nas palminhas, porque sabiam que eu estava grávida. Foram muito generosos comigo".

Inúmeras foram as figuras públicas pouco habituadas a estas lides que passaram por "Second Life", como José Carlos Malato, Rita Andrade e até o futebolista Luís Figo. Em alguns dos papéis principais estão Lúcia Moniz, Pedro Lima, Paulo Pires, Cláudia Vieira, Nicolau Breyner, Sandra Cóias e Liliana Santos.

Estas duas últimas actrizes protagonizam cenas quentes na película. As personagens de Liliana e Sandra envolvem-se romanticamente, como explica Sandra Cóias: "São cenas bastante sensuais, mas não têm nada de muito chocante".

Por seu lado, Liliana Santos sente ter evoluído como actriz: "Deu-me imenso prazer trabalhar esta personagem, descobri muitas coisas em mim e explorei coisas que ainda não tinha tido oportunidade de explorar na minha carreira".

Não perca as imagens da festa, que levou ao CCB uma verdadeira parada de estrelas.Joana de Sousa Costa (texto)

Bruno Raposo (fotos)