É modelo e apresentadora do programa «Top+», na RTP1 há quase dez anos, tem feito trabalhos de representação em séries e telefilmes e prepara-se para se estrear como dj.

Mãe de Rodrigo, prestes a completar seis anos, e com uma agenda preenchida, o segredo de Isabel Figueira para manter o corpo
elegante passa por simplificar nos cuidados de beleza, ter hábitos de vida saudáveis e procurar a felicidade no que faz.

Veja a GALERIA DE IMAGENS DE ISABEL FIGUEIRA

O que faz para se manter em forma?

A minha profissão exige estar em boa forma durante o ano todo. Sempre fui muito disciplinada e desde os meus 17 anos, quando iniciei a carreira de manequim, que cuido da minha imagem.  corpo é o espelho daquilo que comemos e, portanto, sigo uma alimentação equilibrada aliada à prática de exercício físico e a tratamentos de estética.

Segue algum plano alimentar específico?

Não. Adoro comer e sei que se comer aquilo que me apetece o meu peso vai aumentar, sobretudo com os pratos mais calóricos,
típicos do norte feitos pela minha mãe. Como tenho um bom metabolismo, basta-me apostar nas saladas, no peixe grelhado e fazer uma alimentação saudável para voltar aos 55 quilos, o peso que costumo ter no verão.

Como são as suas saladas?

Gosto especialmente de salada de atum com cebola, tomate, milho, pepino e outros ingredientes saudáveis que tenha à mão. Para variar, também faço salada de frango com cogumelos, tomate, milho, cenoura ralada e rebentos de soja.

 Segue alguma regra à mesa?

Não como muito à noite. Se sentir fome após o jantar como gelatina. Não engorda e faz bem às unhas e ao cabelo.

Que cuidados tem com o cabelo nesta altura do ano?

Neste momento, tenho extensões loiras porque adoro ter o cabelo comprido no verão. Devido ao constante uso do secador e da escova, sinto necessidade de fazer uma máscara capilar todas as semanas. Na praia, da mesma forma que protejo a pele
do sol utilizo também um protetor solar em spray para o cabelo. Evito mergulhá-lo na água salgada e isso ajuda-me a mantê-lo saudável ao longo de todo o verão.

E quais os principais cuidados que tem com a pele do rosto e do corpo?

Para além da hidratação diária, faço uma esfoliação da pele do rosto e do corpo uma vez por semana. Sou acompanhada na Clínica
Ibérico Nogueira, onde faço regularmente vários tratamentos de manutenção, desde mesoterapia a massagens e radiofrequência.

Veja na página seguinte: As atividades preferidas no ginásio

 E em termos de exercício físico, o que faz para manter a boa forma?

Não sigo nenhum plano de exercício rigoroso. Mantenho-me ativa, fazendo o exercício que a cada momento me dá mais prazer.
Em geral, no ginásio, prefiro as aulas às máquinas.

A que aulas costuma ir?

Gosto de body combat e de step e, a nível de ginásio, costumo andar na passadeira durante uma hora. Mas assim que começa o bom tempo prefiro atividades ao ar livre. Nesta altura [verão], já comecei a fazer passeios a pé pela praia numa extensão de cerca de oito quilómetros, enquanto converso com o meu namorado ou oiço música.

O desporto sempre esteve muito presente na sua vida...

Sim, desde criança. Educação física era uma das minhas disciplinas preferidas e à qual sempre tive muito boas notas. Joguei voleibol durante seis ou sete anos, participei em campeonatos pela escola, tive aulas de aeróbica e também entrei em competições. Cheguei a jogar ténis, tive aulas de surf... É fundamental fazer desporto para ter uma vida saudável e, além do mais, dá-me energia e ajuda-me a descarregar a adrenalina.

E a manter a boa forma...

Sim, graças aos treinos no ginásio, duas vezes por dia, consegui perder rapidamente os mais de 20 quilos que ganhei durante a gravidez.

Neste momento, tem alguma modalidade de eleição?

Não, mas ando com vontade de experimentar o paddle surf, um desporto aquático que consiste em manter o equilíbrio em cima
de uma prancha de surf ao mesmo tempo que se utiliza o remo. Parece fácil, mas não é.

Poderá ser mais fácil para si uma vez que já praticou surf...

Não é bem assim. O equilíbrio não é como andar de bicicleta. É preciso voltar a treinar outra vez.

A música tem sido para si outra fonte de energia positiva. Tem até um novo projeto neste âmbito. Pode contar-nos do que se trata?

Concluí recentemente o curso de dj e pretendo começar ainda durante o verão a passar música como dj exclusiva em eventos
de marcas de prestígio, à semelhança do que acontece com modelos como Kate Moss, Naomi Campbell ou Cindy Crawford que, depois de serem manequins, se tornaram modelos exclusivas de festas. É uma maneira de me entreter e de me divertir com algo que adoro que é a música.

No seu Facebook diz que procura sempre ser feliz. O que a faz feliz?

Encontrei a felicidade plena há seis anos quando me tornei mãe. A minha maior alegria é o meu filho e alguns dos momentos mais
bonitos que passo com ele, principalmente no inverno, acontecem quando vamos até à praia para ver o pôr do sol. Para além da energia positiva que transmite, é natural e não gastamos dinheiro. Basta estar lá e assistir.

Veja na página seguinte: Os truques que simplificam o dia a dia da apresentadora

 Truques que simplificam o dia a dia da apresentadora

- 2 em 1

«Sempre que procuro um cuidado específico para o corpo dou preferência a fórmulas que ofereçam diferentes ações. Assim, por
exemplo, ao mesmo tempo que tonifico a pele ou combato a celulite, estou também a hidratar a pele do corpo num só gesto», revela.

- Ritual

«Normalmente é à noite, depois de deitar o meu filho, que dedico algum tempo só a mim. Faço, por exemplo, uma máscara ou aproveito para retirar o verniz das unhas», conta.

- Maquilhagem

«No verão limito o uso de maquilhagem. No máximo, coloco um pouco de rímel, blush e de iluminador para criar pontos de luz no
rosto», acrescenta.

- Suplementos alimentares

«Faço tratamentos regulares para a celulite ou para o cabelo e unhas. Também tomo vitaminas que me ajudam a estar mais atenta
e concentrada», explica.

- After sun

«Utilizo-o todos os dias durante o verão. Após o banho e ainda com a pele molhada espalho um óleo corporal e depois, já com a pele seca, aplico o pós-solar», conclui.

Cosméticos caseiros

Duas receitas de beleza que Isabel Figueira põe em prática:

- Esfoliante natural

«Quando o esfoliante se acaba misturo óleo de corpo com sal grosso de cozinha para esfoliar a pele do corpo. para a pele do rosto faço uma mistura mais suave, de mel com açúcar. Deixo atuar durante dez minutos e depois é só passar por água», explica.

- Máscara tonificante

«Quando me levanto de manhã com um ar mais cansado coloco um iogurte natural no congelador durante alguns minutos. Deito-o
numa tigela e bato com uma colher até ficar cremoso, junto um pouco de mel e aplico no rosto como se fosse uma máscara. O mel é um excelente hidratante e a frescura do iogurte, por si só, tonifica a pele eliminando olheiras e outros sinais de fadiga», revela.

Texto: Vanda Oliveira

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.