Sempre a imaginar soluções para o seu Instituto de Apoio à Criança (IAC), Manuela Ramalho Eanes recorreu aos bons préstimos de meia-dúzia de famosos e inaugurou na praça central do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, uma original Aldeia da Paz.

Neste espaço, apadrinhado por Pedro Teixeira, Anna Westerlund, Karen Gaidão, Rui Luís Brás, Rodrigo Soares e Ciomara, há jogos pedagógicos e, sobretudo, um documento ("Compromisso pela Aldeia da Paz") que todos podem e devem assinar. Nesse texto pede-se, muito simplesmente, "um mundo melhor para todos".

Quanto mais pessoas assinarem o "Compromisso", melhor será para as crianças apoiadas pelo Instituto presidido por Manuela Eanes. Por cada assinatura, as marcas Oliveira da Serra, Fula e Colombo pagarão 10 cêntimos ao IAC. E, no mínimo, espera-se que pelo menos 100 mil pessoas de boa-vontade deixem ali a sua rubrica.

No acto inaugural da "Aldeia", que estará no Colombo até 6 de Janeiro, o actor Pedro Teixeira, por sinal futuro papá, deu o exemplo, assinou o "Compromisso" e explicou a sua adesão a esta iniciativa: "O Natal é uma época muito especial para mim. E com a profissão que temos e a mediatização do nosso trabalho, acho que devemos aproveitar tudo isto da melhor maneira. Afinal, há coisas boas nas relações que nós mantemos com a imprensa e com os jornalistas..."

Anna Westerlund também se deixou contagiar pelo espírito natalício. Grávida de 4 meses e meio, a ceramista - que já tem duas filhas, Emma e Mia, fruto da relação com o actor Pedro Lima - está ansiosa com a chegada do Natal: "Associamos muito esta quadra à Igreja Católica, mas há no meio disto tudo uma mensagem de paz e amor que para mim é importante".

Encantada com o apoio dos artistas, Manuela Eanes recorda a importância da construção deste espaço encantado: "Todos os dias podemos promover a paz nas coisas mais banais.À mais pequena coisa as pessoas irritam-se e no trânsito, por exemplo, discutem e zangam-se. Tem que haver tolerância e devemos interiorizar palavras como paz, carinho e afecto".

Veja a fotogaleria da inauguração da Aldeia da Paz.(Texto: Joana Côrte-Real)

(Fotos: Bruno Raposo/SapoFama)