O que torna os portugueses um povo tão especial? O que nos leva a fazer coisas que mais ninguém consegue fazer? E, afinal, quais são as arestas a limar para ficarmos perfeitos? É a estas e outras perguntas sobre os "tugas" que José Pedro Gomes tenta responder em "Vai-se Andando", uma nova comédia em cena no Auditório dos Oceanos, em Lisboa.

Desta vez, o "Zézé" da "Conversa da Treta" trocou de parceiro em palco: o Galo de Barcelos tomou o lugar de António Feio, que assumiu as funções de encenador da peça. O famoso galo lusitano não tem voz activa, mas reage de cada vez que Zé Pedro revela pormenores interessantes acerca do "tuga". Por exemplo, aquele que passa horas no trânsito, com a família, rumo à praia da Costa da Caparica, o que troca as saladas de alface e tomate por orelha e chispe, ou, ainda, aquele que vai ao supermercado em fato de treino, como se de uma pausa na maratona se tratasse.

Numa reflexão bem divertida, bem ao estilo daquelas a que já fomos habituados pela dupla de "experts" no teatro de comédia, Zé Pedro Gomes volta a debruçar-se sobre temas que incomodam e divertem a sociedade portuguesa, pormenores hilariantes que nos distinguem dos outros povos.

"Não gosto nada de saladas de orelha nem de miúdos", disse Zé Pedro Gomes a SapoFama, na apresentação do espectáculo à Imprensa. "Identifico-me com algumas das histórias aqui retratadas e com algumas das situações que o português enfrenta neste país", adiantou o actor, que sente a necessidade de relembrar durante o espectáculo a sua grande preocupação: " a falta de respeito do tuga pelos outros tugas".

Em "Vai-se Andando", Zé Pedro Gomes dá voz a textos de Nuno Artur Silva ("Welcome to Portugal"), Filipe Homem Fonseca ("Sexualidade" e "Imigração/Os Novos Portugueses"), Luísa Costa Gomes ("O Clima de Portugal"), Henrique Dias (" Verão"), Eduardo Madeira ("Nós e a Comida" e "Nós e o Trabalho"), Nuno Markl ("Fatos de Treino"), Nilton (" Os Portugueses São Tão Portugueses"). A letra da música que compõe o espectáculo é do humorista Marco Horácio.(Texto: Joana Côrte-Real)