Uma grave anemia atirou Rosa Lobato de Faria, de 77 anos, para a cama de um hospital pela terceira vez em dois anos. A actriz está internada, há vários dias, num hospital privado da Grande Lisboa. O seu estado de saúde é preocupante, mas Teresa Sacchetti, filha mais nova, assegura a SapoFama que "Rosinha", como é conhecida na intimidade, "está bem, não há motivos para alarme".
"Vou, agora mesmo, vê-la ao hospital. A situação clínica é considerada estável pelos médicos que a acompanham há bastante tempo", revela Teresa Sachetti. "A mãe está muito fraquinha mas a recuperar, isso é que importa", informa.
Teresa garante que está, para já, posto de parte um quadro negro: "A mãe adoeceu e sente-se com poucas forças, mas isso acontece a quem fica doente. Não há nada de extraordinário. Está a soro porque não se alimenta devidamente sozinha, mas esperamos tê-la em casa rapidamente".
O primeiro internamento de "Rosinha" ocorreu no fim de 2008, quando caiu na rua e fracturou com gravidade uma perna, sendo internada de urgência no Hospital de São José, Lisboa. Ficou com dificuldades de locomoção mas, frisa a filha mais nova, o problema foi logo superado: "A mãe é muito activa e é natural que, devido a esse pequeno acidente, tenha sido forçada a diminuir o ritmo. Mas nada que não tenha já ultrapassado".
No Verão, a actriz sofreu uma grave infecção intestinal e foi internada e operada de urgência. Está em convalescença, com dificuldades em comer e reter os alimentos.
"Os médicos já tinham avisado para a possibilidade de a mãe poder ser internada esporadicamente, para fazer face a problemas resultantes da operação ao intestino. O internamento foi programado", explica Margarida Sacchetti Rebelo de Sousa, outra filha da actriz.
Poetisa, argumentista, cronista, "Rosinha", autora dos romances "O Pranto de Lúcifer" e "Os Pássaros de Seda", é também autora de letras premiadas (quatro vezes em festivais da canção), das novelas "Passerelle" e "Telhados de Vidro" e de quatro séries de TV.
(Texto: Carlos Tomás)
Comentários