A Direção Geral da Saúde lança hoje uma campanha de rádio com as vozes de Rui Unas e de Catarina Miranda para sensibilizar e esclarecer os portugueses em relação ao COVID 19, o tema do momento. A campanha, que dura até ao fim de março, conta com a criatividade da agência de publicidade Addmore e é composta por 2 spots nas rádios nacionais.

"Esta foi uma campanha desenhada em tempo recorde, de modo a acompanhar a evolução da epidemia em Portugal e poder chegar ao maior número possível de pessoas, dando recomendações de como evitar tocar com as mãos nos olhos, nariz ou boca, ações simples, mas essenciais, nesta fase", afirma João Damas, da Addmore.

Já a estratégia digital tem a assinatura da Guess What, que, desde 11 de março, convidou influencers como Ana Garcia Martins ('A Pipoca Mais Doce'), Marisa Cruz, Rita Ferro Rodrigues ou Ágata Roquette a partilharem, nas suas redes sociais, algumas das informações veiculadas pela DGS.

Alexandre Antunes, Diretor de Comunicação Digital da Guess What, revela que "sabemos que, hoje em dia, quase todas as ações de comunicação devem contar com o apoio de influenciadores digitais e que uma ação deste tipo teria mais eficácia com uma estratégia integrada".

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou, na quarta-feira, a doença COVID-19 como pandemia, justificando tal denominação com os “níveis alarmantes de propagação e de inação”.

O surto de COVID-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 4.600 mortos em todo o mundo.

O número de infetados ultrapassou as 125 mil pessoas, com casos registados em cerca de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

Face ao avanço da pandemia, vários países têm adotado medidas excecionais, incluindo o regime de quarentena inicialmente decretado pela China na zona do surto.

Em Portugal, o primeiro-ministro, António Costa, comunicou ontem ao país o encerramento de todas as escolas para travar a proliferação do coronavírus, entre outras medidas.

A Direção-Geral de Saúde também reforçou as recomendações à população.

Nos últimos dias, a Itália tornou-se o caso mais grave de epidemia fora da China e o Governo italiano decidiu na segunda-feira alargar a quarentena, imposta inicialmente no norte do país, a todo o território italiano.

Na quarta-feira, as autoridades italianas voltaram a decretar medidas de contenção adicionais e ordenaram o encerramento de todos os estabelecimentos comerciais à exceção dos de primeira necessidade, como supermercados ou farmácias.

Acompanhe aqui, ao minuto, todas as informações sobre o novo coronavírus em Portugal e no mundo.

Coronavírus: qual a origem?