Podia ter-se transformado numa estrela internacional mas, em vez disso, vai passar os próximos 23 anos na cadeia. Manuel Pons Sanchez, um espanhol de 46 anos que fez furor numa das edições do programa de televisão britânico «X Factor», foi condenado a prisão efetiva. É acusado de ter violado repetidamente uma menina com menos de 10 anos em Menorca. Estava em prisão preventiva desde agosto do ano passado.

Segundo a acusação, o cantor pedófilo, que foi julgado no tribunal de Palma de Maiorca, terá batido à criança e amarrado-a à cama por diversas vezes. Em consequência disso, a criança, que na altura dos primeiros abusos sexuais tinha apenas seis anos, ainda hoje sofre de ansiedade e stresse pós-traumático. Manuel Pons Sanchez emigrou para a Grã-Bretanha em 2004, pouco tempo após ter cometido os últimos crimes.

Em 2009, quando era procurado pelas autoridades espanholas, concorreu ao programa que tem Simon Cowell como um dos jurados. Na altura, o produtor elogiou a sua prestação no concurso. Apesar da mãe da vítima ter apresentado uma queixa formal às autoridades em 2007, só em janeiro do ano passado o cantor foi apanhado, quando preenchia os impressos para requisitar um novo passaporte num consulado espanhol.

Texto: Luis Batista Gonçalves