- Nascimento -
10 de junho de 1921: nasce o príncipe Philip da Grécia e da Dinamarca numa mesa de cozinha em Corfu. Com apenas 18 meses de vida, foge da Grécia com a sua família quando o seu tio, o rei Constantino I, é forçado a abdicar.
- Educação -
Maio de 1939: Na véspera da Segunda Guerra Mundial, Philip forma-se no internato de Gordonstoun, na Escócia, e junta-se à Marinha Britânica.
- Guerra -
2 de setembro de 1945: Philip está presente na baía de Tóquio quando os japoneses capitulam. Durante a guerra, participou da Batalha de Creta e do desembarque das tropas aliadas na Sicília.
- Casamento -
20 de novembro de 1947: Philip casa-se com a princesa Isabel. Eles conheceram-se em 1939, quando Isabel tinha 13, e ele, 18, e mantiveram contacto durante a guerra. Tendo renunciado aos títulos grego e dinamarquês, Philip tornou-se duque de Edimburgo pouco antes do seu casamento.
- Trono -
6 de fevereiro de 1952: o rei George VI morre quando Isabel está no Quénia numa viagem pela Commonwealth. A princesa torna-se rainha. Philip é forçado a abandonar a sua carreira naval.
- Caridade -
1956: Lança o Duke of Edinburgh's Award, um programa concebido para ensinar os jovens sobre autonomia e dar-lhes o gosto pelo serviço público. Desde então, milhões de jovens participaram.
- Bodas de ouro -
20 de novembro de 1997: o príncipe Philip e a rainha Isabel II comemoram as bodas de ouro (50 anos de casamento). Numa rara homenagem pública, a monarca declara que o seu marido "é alguém que não aceita elogios com facilidade, mas tem sido simplesmente a minha rocha por todos estes anos".
- Longevidade -
18 de abril de 2009: O duque de Edimburgo estabelece um novo recorde de longevidade de cônjuges de soberanos no Reino Unido, anteriormente detido pela rainha Charlotte, esposa de George III por 57 anos.
- Honra -
10 de junho de 2011: A rainha nomeia o seu marido Lorde Grande Almirante, chefe titular da Marinha britânica, no seu 90º aniversário.
- Aposentadoria -
4 de maio de 2017: o Palácio de Buckingham anuncia que o príncipe Philip aposentar-se-á de funções públicas durante o verão.
Comentários