Concertos de fim de tarde, workshops, jardins portáteis e instalações artísticas animam, durante o mês de agosto de 2012, as ruas de Couros, uma das zonas mais emblemáticas de Guimarães.
A iniciativa, que integra a programação de Guimarães - Capital Europeia da Cultura no âmbito do projeto «Isto é uma praça», estende-se até 1 de setembro.
Durante esse período, a zona será palco de inúmeras intervenções artísticas, com o objetivo de potenciar novas leituras das tradições do antigo bairro operário da cidade, bem como nas formas de habitar o espaço. Nos sábados de agosto, às 19h, estão previstos cinco concertos de fim de tarde, com o apoio do site Bodyspace.
Victor Herrero, um dos nomes mais sonantes da música independente espanhola, foi o primeiro artista a estrear o palco de Couros no dia 4 de agosto. Seguem-se os Old Jerusalém (11 de agosto), os The Partisan Seed (18 de agosto), os Filho da Mãe (25 de agosto) e JP Simões (1 de setembro). Paralelamente, decorrem oficinas de origamis modulares e jogos. Entre a tradicional sueca ou a criação de um dominó gigante, estão previstas inúmeras iniciativas que aliam o carácter lúdico à arte.
No dia 11 de agosto, às 17h, é inaugurado o jardim portátil do projeto «Ecos». A arquitecta italiana Chiara Sonzogni convidou os vimaranenses a converter algumas ruínas de Couros em micro-hortas, jardins e espaços de estar, melhorando a qualidade de vida dos habitantes. Ainda integrado no projecto «Ecos», no dia 25 de agosto, às 21h, a praça será iluminada pela luz de dezenas de pirilampos.
Esta instalação que garantirá «um efeito cénico único», assegura a entidade promotora do evento em comunicado. Quem não resiste a compras também não foi esquecido no rol de atividades previstas pela organização do projeto. O mercado de Couros regressa no dia 18 de agosto, entre as 15h e as 19h, com propostas que contemplam artesanato urbano e roupas vintage.
Comentários