A magia do Natal assume maiores proporções nos países onde a neve e o frio se fazem sentir a valer. A pensar na quadra mais especial do ano, sugerimos-lhe as melhores cidades europeias para visitar nesta altura. Conhecer as metrópoles que festejam as tradições natalícias de forma única é a solução para quem quer dar um toque internacional a esta época festiva, descobrindo novos pontos turísticos e aproveitando para fazer compras, conseguindo presentes originais.

1. Paris

À medida que os rigores do inverno se vão impondo, os turistas podem aproveitar o melhor da eterna cidade-luz, um dos destinos de compras mais elegantes da Europa. Não deixe de visitar os tradicionais mercados de Natal da Place Saint-Germain-des-Prés e da Place de la Nation, sem esquecer as tendas e as bancas da Avenida dos Campos Elísios. Deixe-se perder nos pequenos chalés de madeira e aproveite para adquirir algumas decorações para a sua árvore de Natal.

Prove os produtos típicos dos pequenos produtores, possíveis prendas que pode adquirir. A lista de atrações a não perder nesta cidade inclui ainda atividades ao ar livre na pista de gelo da praça localizada em frente ao Hôtel de Ville, bem como uma visita à vila Natal dos Campos Elísios, um passeio nos jardins do Trocadéro, uma deslocação ao espaço de lazer e de desportos de inverno de Charléty sur Neige ou ainda uma ida aos Jours de Fêtes do Grand Palais.

As melhores cidades europeias para fazer compras de Natal

Nos arredores da cidade, além de carrosséis gratuitos, pode ver ainda exposições de pinheiros e mostras de presépios. A Disneyland de Paris em Marne-la-Vallée e o Playmobil FunPark, à semelhança de outras entidades, dinamizam sessões de contos infantis, ateliês e espetáculos alusivos à época, como sucede no Castelo de Breteuil. Para descansar depois de um dia intenso, pode ficar no Le Narcisse Blanc Hôtel & Spa ou no Hôtel Molitor Paris - MGallery by Sofitel.

O Hotel Holiday Inn Paris Notre Dame é outra opção. Este moderno hotel fica a curta distância de Saint-Germain-des-Près e a uma breve viagem de metro do paraíso das compras, a fabulosa Avenida dos Campos Elísios, mais conhecida como Champs-Élysées. Depois de um dia a passear pelas ruas decoradas e iluminadas de Paris, os hóspedes podem relaxar com um cocktail no bar do hotel. Preços a partir de 271,50 € por noite para um quarto para duas pessoas.

2. Londres

Londres é outro dos destinos onde a magia do Natal fervilha à medida que o fim do ano se aproxima. As iluminações surpreendem os turistas e as decorações das montras deslumbram até os menos imbuídos de espírito natalício. Aproveite uma visita à cidade para ceder à tentação consumista, visitando os centros comerciais, as lojas dos bairros típicos e os mercados de Natal. Recomendamos os de Covent Garden, o de Kew, o de Dalston e o de Southbank Centre.

Para compras originais e para conseguir bons negócios, também não pode deixar de ir ao Snowy Fingers Vintage Market em Hackney Central, ao Crafty Fox Christmas Market em Peckham ou ainda ao E17 Designers Christmas Market em Walthamstow Central, um mercado com produtos de designers e artistas plásticos com preços a partir de 5,95 €. O Hyde Park Winter Wonderland, em pleno centro de Londres, é outro dos pontos de passagem imperdíveis.

Além dos espetáculos e da animação natalícia, não perca as iluminações de Natal nas ruas do Soho, sobretudo em Carnaby Street. Muitas das lojas desta zona dinamizam iniciativas com oferta de produtos, de bebidas quentes, de concertos de rua e até de descontos em mais de 100 estabelecimentos. As luzes de Natal de Trafalgar Square e as de Covent Garden também são imperdíveis, tais como as de Oxford Street, que já foi iluminada por uma empresa portuguesa.

As melhores cidades europeias para fazer compras de Natal

Se gosta de patinagem, aproveite um dos muitos ringues que Londres disponibiliza nesta altura. Os mais animados são o Natural History Museum Ice Rink, o Canary Wharf Ice Rink, o Eyeskate nos Jubilee Gardens, o Hampton Court Palace Ice Rink, o Hyde Park Winter Wonderland e o Tower of London Ice Rink, que tem ainda a vantagem de ser gratuito. Para dormir depois de um dia intenso, pode optar pelo hotel Holiday Inn London Stratford City.

Localizado no maior centro comercial da Europa, em Westfield Stratford City, este é o hotel perfeito para a estadia na capital britânica. Com boutiques de designers, grandes marcas e as maiores lojas de brinquedos a apenas alguns minutos, as compras de Natal podem ser realizadas com facilidade. Após a correria, os hóspedes podem descontrair no restaurante/bar The Cow, onde a culinária britânica e o vinho quente irão mantê-los confortáveis.

O hotel fica próximo do Parque Olímpico Queen Elizabeth, onde decorreram os Jogos Olímpicos de Londres em 2012. Este ano estão igualmente programadas várias, animadas e coloridas atividades natalícias no parque. Numa das zonas mais animadas da cidade, a alternativa é o Hotel One Aldwych. Localizado num edifício concebido pela dupla de arquitetos que desenhou os hotéis Ritz em Londres e em Paris, está localizado na famosa zona dos teatros.

3. Colónia

Apesar de Francoforte, Munique e Berlim surpreenderem os visitantes com os seus famosos mercados natalícios e com iluminações de Natal que enchem as suas ruas de luz e de cor, Colónia, que juntamente com Bona forma o terceiro maior aglomerado populacional do país, também encanta os turistas com as iniciativas económicas e sociais que dinamiza nesta época do ano. A praça e as ruas que circundam a catedral da cidade são o ponto nevrálgico da quadra.

Colónia

Anualmente, são já milhões os turistas que visitam a cidade nesta altura, muitos deles à procura de presentes originais e de ofertas tradicionais, à venda nas buden, as famosas barracas que acolhem os comerciantes. Aproveite a estadia na cidade para (re)descobrir outras das atrações turísticas, como é o caso do Museu do Chocolate de Colónia, o Museu Ludwig e o castelo de Brühl, localizado a apenas 13 quilómetros da estação ferroviária central da cidade.

4. Belfast

Belfast, a maior cidade e capital da Irlanda do Norte, é outro dos cenários onde o Natal ganha uma dimensão verdadeiramente sublime nesta altura. Além das lojas e das decorações que marcam o centro histórico da cidade, o que está a dar é o Custom House Square, onde funciona um gigante ringue a céu aberto, o primeiro do género da região. É lá que os irlandeses se reúnem regularmente para comer donuts e para beber chocolate quente e vinho doce aquecido.

Existem também bancas que vendem produtos típicos e decorações do país. O Belfast Christmas Market, o tradicional mercado de Natal da cidade, é outro dos pontos de passagem obrigatórios. No âmbito da iniciativa Project 24 Christmas, na zona de Bangor, pode habitualmente ver projetos artísticos temporários criados por artistas locais. No Learning SPACE, também são muitas as iniciativas que esperam os visitantes que se deslocam à cidade irlandesa nesta altura.

As melhores cidades europeias para fazer compras de Natal

Outra das atrações imperdíveis é a Santa's Grotto, em Victoria Square, onde foi erguida a gruta do Pai Natal, com muitas animações para os mais pequenos. Não é, no entanto, a única. Na Santa's Grott, em Castlecourt, existe uma outra. Procure também junto dos serviços de turismo as datas de muitos dos espetáculos com cânticos natalícios que a cidade promove. Para descansar depois de tamanha agitação, pode reservar um quarto no Hotel Holiday Inn Belfast.

Com uma localização central, este hotel fica a uma curta distância do mais recente empreendimento Victoria Square, um dos destinos de compras mais luxosos do Reino Unido, com lojas de grandes marcas e boutiques de designers famosos. Se os hóspedes pretenderem algo especial podem usar o serviço personal shopping para uma derradeira experiência de consumo. Quando terminarem as compras, o pub mais antigo de Belfast está logo ali.

O Crown Bar Liquor Saloon, que fica mesmo ao virar da esquina, para um revigorante copo de cerveja Guinness no final de um excelente dia festivo. Entre as atrações turísticas a visitar durante uma estadia na cidade incluem-se o Titanic Belfast, um centro de exposições que faz as delícias dos que se interessam por expedições marítimas. Os jardins botânicos, a Catedral de Santa Ana e a Grand Opera House, construída em 1895, também merecem um desvio.

5. Edimburgo

Edimburgo, na Escócia, é outro dos destinos perfeitos para quem sente intensamente o espírito natalício. Com uma espetacular exibição de luzes, um dos marcos da cidade é, a par da roda gigante, o célebre mercado alemão, que se realiza todos os anos numa das zonas mais centrais da metrópole. Este ano, para não fugir à tradição, os agentes locais voltaram a investir em grande para atrair turistas e visitantes, prometendo novamente o melhor Natal de sempre.

O leque de atrações inclui iluminações natalícias de cortar o fôlego, carrosséis e parques de diversão, sem esquecer os habituais ringues de patinagem que os habitantes locais tanto apreciam e que muitos turistas também gostam de arriscar, como é o caso do Winter Wonderland em Princes Street Gardens, o maior ao ar livre de toda a Europa, com uma fabulosa vista para o imponente Castelo de Edimburgo, que foi construído sobre um vulcão extinto.

Entre uma manhã de compras na Prince’s Street e uma tarde de diversão nos jardins da cidade, pare para fazer um brinde com glühwein, o vinho tinto servido com canela, cravinho, baunilha, limão e açúcar, enquanto saboreia biscoitos, doces e venison burgers. Não perca a árvore de Natal do luxuoso The Dome na George Street, um restaurante/bar muito apreciado pelos locais. Antes ou depois das compras natalícias, aproveite para percorrer as ruas da cidade.

As melhores cidades europeias para fazer compras de Natal

A Royal Mile, a rua mais icónica da cidade, é o lugar perfeito para comprar presents e decorações natalícias. Muito visitada, é outro dos marcos da urbe nesta quadra, tal como a Ye Olde Christmas Shoppe e a Nutcracker Christmas Shop, que como muitas outras funcionam com horários alargados nesta época. Não perca também as atuações musicais que as vozes dos Edinburgh University Renaissance Singers’ oferecem na sua emblemática atuação anual.

Para descansar depois de um dia extenuante, opte pelo Hotel Crowne Plaza Edinburgh - The Roxburghe, que está localizado em Charlotte Square, uma praça declarada Património Mundial pela UNESCO, a poucos minutos da famosa Georges Street, outro dos pontos de passagem obrigatórios dos turistas que visitam a cidade na época do Natal. O original Stay Center Hotel e o DoubleTree By Hilton Edinburgh, com vista para o castelo, também são perfeitos.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.