São, sem sombra de dúvida, a melhor alternativa se quiser ser original e fugir aos presentes comprados no comércio massificado. Nestes lugares, há brinquedos, artesanato, gastronomia e tantas outras coisas que poderão encher os sapatinhos de quem mais gosta, com a vantagem de não ter de passar horas intermináveis em centros comerciais. De norte a sul do país, sem esquecer as ilhas, são muitas as propostas para todos os gostos e para todos os orçamentos.

Localizado no litoral centro do país, o mercado do Óbidos Vila Natal, evento que se volta a realizar no cerco do Castelo de Óbidos, atrai anualmente milhares de pessoas. Este ano, não será exceção. Apesar de ser uma das mais mediáticas, esta iniciativa, que se prolonga até ao dia 5 de janeiro de 2020, está, todavia, longe de ser a única do género em Portugal, como poderá comprovar de seguida. Aproveite também as idas a estes espaços para visitar a envolvente.

1. Wonderland Lisboa

Até 5 de janeiro de 2020, o Parque Eduardo VII recebe a edição de 2019 do Wonderland Lisboa. Uma roda gigante, uma pista de gelo com capacidade para acolher mais de 100 patinadores e uma aldeia natalícia cheia de atividades para os mais pequenos rivalizam com as bancas que vendem produtos regionais, roupa, acessórios, brinquedos, utilidades e peças de artesanato e decoração, paredes-meias. A entrada é livre mas o bilhete para a roda gigante custa 4 €.

2. Christmas Fun Park

O Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, assume-se, até ao dia 12 de janeiro de 2020, como a capital do Natal. Além de um mercado, o maior parque temático da Europa dedicado à época mais mágica do calendário integra um grande lago com uma árvore gigante iluminada, uma pista de gelo, cinco pistas de neve cobertas, um carrossel e um espaço para espetáculos temáticos e para diversões natalícias. Um divertido comboio percorre o circuito do parque.

Batizado O Expresso dos Cinco Sentidos, tem feito as delícias dos mais pequenos. No Palácio dos Guardiões da Neve, uma cúpula geodésica com temperaturas controladas e produção de neve, os visitantes poderão, numa pausa entre as compras, admirar as esculturas de gelo em exposição. Devem, todavia, fazê-lo bem agasalhados, uma vez que a sensação térmica não será muito diferente da da Lapónia. Muitos dos visitantes têm, contudo, criticado o evento.

3. Cascais Christmas Village

De 5 de dezembro de 2019 a 1 de janeiro de 2020, o Parque Marechal Carmona, em Cascais, volta a transformar-se numa verdadeira vila natalícia. Um mercado, um presépio vivo, um acampamento romano, uma aldeia nazarena, a casa do Pai Natal, uma árvore de Natal gigante, uma pista de gelo, uma rampa radical, um carrossel e um comboio são, a par de um globo de neve onde os mais pequenos podem entrar, algumas das atrações para toda a família.

4. Mercado da Alegria

No Largo de Santo Ildefonso que liga com a Praça da Batalha, no Porto, o Mercado da Alegria tem atraído muitos visitantes nos últimos dias. Até ao próximo dia 31 de dezembro, é grande e constante a animação. São muitas as luzes e as árvores enfeitadas num evento que também acolhe workshops, para além de 40 expositores com artesanato, bijutaria, brinquedos artesanais, vestuário, produtos alimentares regionais e muito mais. Ideias não faltam!

20 mercados de Natal a visitar de norte a sul do país

O Mercado da Alegria está aberto de quinta-feira a domingo, entre as 10h00 e as 20h00. Às sextas-feiras e aos sábados, funciona entre as 10h00 e as 23h00. No dia 24, véspera de Natal, encerra às 16h00 mas, por essa altura, já terá seguramente efetuado todas as suas compras. Aproveite também a visita à cidade para deambular pelas ruas de comércio tradicional e para apreciar a iluminação de Natal, que volta a ser uma das apostas da autarquia local.

5. Guimarães, Cidade Natal

Este evento natalício tem início a 07 de dezembro com uma arruada natalícia que sai do Largo dos Laranjais para o Largo do Toural, seguida de um espetáculo temático que antecede um outro, de som e luz, na Alameda de São Dâmaso. O programa de atividades é extenso e só termina a 1 de janeiro de 2020. O Mercado de Natal, no Jardim da Alameda, que conta com cerca de três dezenas de vendedores, só se prolonga, no entanto, até dia 24 de dezembro.

6. Bragança, Terra Natal e de Sonhos

Até ao dia 6 de janeiro de 2020, a Praça Camões, em pleno centro histórico da cidade, vai transformar-se no epicentro de Bragança, Terra Natal. O recinto inclui uma pista de gelo natural coberta, a casa do Pai Natal, uma pequena roda, um carrossel, um comboio, uma árvore de Natal gigante, um presépio ao vivo, concertos, workshops, tasquinhas com chocolate quente e outras iguarias gastronómicas e, claro, um mercado com artigos regionais e artesanato.

7. Mercado de Natal de Marvão

Entre os dias 9 e 16 de dezembro de 2019, entre as 10h00 e as 18h00, o Anfiteatro do Centro de Lazer da Portagem é palco de um reavivar de tradições. Neste mercado natalício, vai ser possível adquirir uma grande variedade de produtos tradicionais e de peças de artesanato local, incluindo licores, compotas, azeite, mel e doces. Pode contar ainda com uma fogueira, atuações musicais, animação infantil e uma recolha de bens para a Loja Social de Marvão.

8. Mercado de Natal de Torres Vedras

O centro histórico de Torres Vedras, é, até 24 de dezembro, o epicentro do espírito natalício nesta região do oeste. No mercado municipal, tem à sua disposição uma oferta cultural e de lazer diferenciada. Encontra lá propostas de produtores locais e artesãos regionais, que aproveitam a oportunidade para se mostrar num espaço diferente. Os mais pequenos têm uma casa do Pai Natal, um carrossel artesanal, uma casa de doces e oficinas com os duendes.

9. Mercado de Natal de Coimbra

Será na Praça dos Heróis do Ultramar, em Coimbra, que barracas, tendas, terrados e espaços de animação e de restauração estarão à sua espera de 06 a 22 de dezembro. Lá poderá encontrar, para os seus presentes, uma seleção de produtos de artesãos, de produtores locais, de associações solidárias, culturais e desportivas, de escolas e de instituições das freguesias organizadoras, bem como de empresas, pequenos lojistas e empreendedores particulares.

20 mercados de Natal a visitar de norte a sul do país

Antes ou depois de passar por lá, não deixe de percorrer as ruas do centro histórico da cidade, que se voltam a encher de luzes de Natal. Esta é também uma oportunidade para, em família ou com amigos, (re)visitar algumas das principais atrações turísticas da cidade, como é o caso da Sé Velha de Coimbra e da Igreja de Santa Cruz, onde também pode admirar os presépios que agora exibem. O Museu Nacional de Machado de Castro também merece uma visita.

10. Praça de Natal Jogos Santa Casa

Até 1 de janeiro de 2020, a magia do Natal regressa a Vila Nova de Gaia. No centro da cidade, encontra diversões para todos os gostos e idades. Na rampa ou na pista de gelo, os miúdos e os graúdos podem testar os seus dotes para a patinagem. Uma roda gigante e um carrossel fazem as delícias dos mais novos. Os irresistíveis produtos tradicionais estão à sua espera no mercado de Natal, onde pode saborear deliciosos pães com chouriço e guloseimas.

11. Feira de Natal do Carvoeiro

O Largo da Praia de Carvoeiro, no Algarve, recebe esta feira no fim de semana de 13 a 15 de dezembro. Além de um vasto programa dirigido a miúdos e graúdos, um dos destaques será a recreação de uma aldeia pirata ao vivo. Durante os três dias do evento, que decorrerá das 10h00 às 19h00, serão cerca de 30 os expositores que disponibilizarão produtos típicos da região nas suas bancas. A iniciativa contará, também, com espetáculos musicais e animação infantil.

12. Bazar de Natal de Aveiro

De 11 a 15 de dezembro, o Mercado Manuel Firmino acolhe o já tradicional bazar de natal da cidade. Este mercado tem a particularidade de prestar apoio solidário contando com a participação das instituições públicas de solidariedade social do concelho. O evento apresenta ainda uma roda gigante panorâmica com 30 metros de altura, uma pista de gelo e um carrossel francês. Além de uma exposição de presépios, pode adquirir produtos típicos e artesanato.

13. Mercado à Mão de Natal

A Praça da República, em Viana do Castelo, recebe o Mercado à Mão de Natal, entre os dias 18 e 24 de dezembro, numa organização do MAOS - Movimento de Artes e Ofícios. Para além dos habituais stands com produtos artesanais e regionais, esta zona do centro histórico vai contar ainda com a casa e com o trenó do Pai Natal, bem como um carrossel parisiense, outra das atrações desta iniciativa. Abre todos os dias às 09h30. O horário de fecho varia.

20 mercados de Natal a visitar de norte a sul do país

Para descontrair, antes ou depois da maratona de compras natalícias, aproveite para percorrer as ruas do centro histórico de Viana do Castelo, que se voltam a engalanar para receber os visitantes. Esta é também uma excelente ocasião para (re)visitar algumas das (muitas) atrações turísticas da cidade, como é o caso da quinhentista Casa da Misericórdia, do Castelo de Santiago da Barra, da Ponte Eiffel e da Igreja da Senhora da Agonia, muito procurada pelos turistas.

14. Festival de Natal de Loures

De 9 a 24 de dezembro, o exterior do Pavilhão Paz e Amizade, em Loures, será palco do festival de natal da cidade, nos arredores de Lisboa, que, este ano, conta com um cartaz cheio de animação, música, workshops, insufláveis e, como não poderia deixar de ser, uma feira de queijos, de produtos do fumeiro e de doçaria. Se a sua ideia é oferecer presentes natalícios gastronómicos e tradicionais, este é um dos locais onde se poderá dirigir para o fazer.

15. Mercado de Natal da Amadora

De 5 a 24 de dezembro, o Mercado de Natal da Amadora assenta arraiais no Parque Delfim Guimarães, diariamente, entre as 10h00 e as 20h00. Doces, chocolates, guloseimas, bebidas espirituais, produtos regionais portugueses e estrangeiros, artesanato, bijutaria e artigos para crianças, é grande a oferta. A animação também não irá faltar! Música, pinturas faciais, um carrossel ecológico, palhaços e modelagem de balões são algumas das atividades previstas.

16. Aldeia Natal de Seia

A quinta edição da Aldeia Natal, em Cabeça, na Serra da Estrela, perto de Seia, decorre entre os dias 7 de dezembro de 2019 e 1 de janeiro de 2020. Esta é uma festa única no país, já que todos os materiais usados nas decorações são extraídos da natureza. Esta iniciativa, que também integra um mercado, é, portanto, um evento 100% sustentável. Todo o trabalho é realizado pelos moradores da aldeia, que abrem as portas de casa para receber os visitantes.

17. Mercadinho do Reino de Natal

Fica mesmo em frente ao Palácio Nacional de Sintra, mais conhecido como Palácio da Vila, no Terreiro Rainha Dona Amélia. Está aberto até 6 de janeiro de 2020. Para as suas compras natalícias, pode optar pelo artesanato e pela doçaria. No mesmo espaço, poderá ainda apreciar a tradicional árvore de Natal, a pista de gelo e o carrossel. A animação itinerante estará a cargo da famosa Companhia do Chapitô e do calendário constam, ainda, três concertos corais.

18. Mercadinho de Natal de Ponta Delgada

Estará aberto entre os dias 9 e 23 dezembro, no número 25 da Rua Açoriano Oriental, em Ponta Delgada, nos Açores. Durante esse período, os visitantes poderão apreciar centenas de trabalhos alusivos à quadra, criados com materiais muito diversos, que foram desenvolvidos pelos utentes de várias instituições de solidariedade locais. Uma oportunidade para adquirir ofertas natalícias que se distinguem de todas as outras. Visite também as ruas iluminadas da cidade.

19. Mercado de Natal do Funchal

Os passeios centrais da Avenida Arriaga, no coração do Funchal, a capital da ilha da Madeira, enchem-se de animação. São 20 as barracas onde os visitantes podem descobrir uma vasta variedade de produtos locais, de flores exóticas e de recordações tradicionais, enquanto experimentam e provam alguns dos pratos e das bebidas da região. A edição deste ano deste mercado, que já foi considerado um dos melhores do mundo, só termina a 7 de janeiro de 2020.

20. Viseu Natal

Entre os dias 5 de dezembro de 2019 e 6 de janeiro de 2020, todos os caminhos vão dar ao Mercado 2 de Maio, em Viseu, que volta assim a viver a magia e o imaginário do Natal. No piso superior do edifício, pode encontrar a Aldeia dos Sonhos e, no inferior, o habitual mercado de natal tradicional. Serão mais de duas dezenas de comerciantes com produtos tradicionais da época, que vão da doçaria tradicional à chocolataria, sem esquecer a queijaria e a charcutaria.

20 mercados de Natal a visitar de norte a sul do país

Os afamados vinhos da região do Dão e o artesanato, outras opções de presentes que poderá adquirir neste mercado, também não irão faltar. Na Aldeia dos Sonhos, um dos espaços deste evento, os mais pequenos vão poder participar em oficinas e poder assistir a peças de teatro, a espetáculos de magia e de ilusionismo e a sessões de contos. Neste espaço, também poderá encontrar o espaço da Floresta Encantada e interagir com o Pai Natal e com os seus ajudantes.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.