Mais do que um mero guia prático, «Uma mão cheia de plantas que curam – 55 espécies espontâneas em Portugal», o novo livro da especialista em botânica Fernanda Botelho transpõe também as fronteiras que limitam os manuais técnicos. Além de identificar os constituintes químicos e as propriedades e aplicações medicinais de 55 plantas, vai mais além, ao retratá-las a partir de todas as perspetivas e em todos os contextos.
Assim, a par de conselhos de cultivo e curiosidades botânicas, são revelados, neste útil manual, os usos possíveis das várias espécies ao nível da culinária, da cosmética ou da tinturaria. Ao mesmo tempo, descobrimos, neste livro publicado pela Dinalivro Edições, o seu impacto cultural, ficando a conhecer as marcas que imprimiram na história dos homens, os mitos e as lendas de que são protagonistas.
As imagens a cores, por sua vez, despertam-nos o olhar para as subtilezas presentes numa folha de milefólio em contraluz ou para os pormenores de um botão de esteva prestes a desabrochar. E, página a página, de uma forma quase íntima, aproximamos-nos de 55 plantas aqui unidas por um atributo comum, o facto de crescerem espontaneamente em Portugal. Tínhamos 10 exemplares deste livro para oferecer. Os vencedores são:
Priscila Elisabete Ribeiro (Alverca do Ribatejo)
Ana Isabel Machado (Santo Tirso)
Cássia Helena Barbosa (Odivelas)
Jorge Manuel Almeida (Lisboa)
Maria Fátima Valente (Guarda)
Margarida Roldão Pereira (Agualva)
Cecília Maria Silvério (Lisboa)
Maria Augusta Júdice (Alcabideche)
Ana Filipa Nunes (Almeirim)
Tânia Maria Leite (Maia)
Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou.
O SAPO Lifestyle assegura a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, entrega de prémios e demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou esclarecimentos adicionais, por favor contacte jardins@plotcontent.com. NÃO UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!
Comentários