Há quem defenda que existem sempre diferenças. A existência de um filho preferido é um tema tabu e pouco explorado na nossa sociedade. A afinidade e algumas características comuns entre filhos e pais podem, por vezes, reforçar a ideia de que existe um favoritismo e fazer crer que um filho é preferido em relação a outro. Regra geral essa preferência não é prejudicial, porque é um fenómeno natural na maior parte das vezes.
A preferência é transversal a toda a família e a todas as nossas relações interpessoais. Contudo, existem muitos casos em que a preferência pode ter consequências prejudiciais não só no funcionamento normal de uma família, nas relações interpessoais, como no desenvolvimento das crianças/ adolescentes. «O Filho Preferido» foi escrito para ajudar a compreender e desmistificar a possibilidade desta preferência, bem como as suas consequências no seio familiar.
Ao longo do livro, as autoras analisam as relações entre pais e filhos e os motivos por detrás do possível favoritismo. Este livro foca, também, os receios e as expectativas dos pais em relação à parentalidade, as características dos filhos consoante a ordem de nascimento, a adoção de um filho, a violência entre irmãos e muitos outros temas verdadeiramente úteis, que irão ajudar os leitores a superar os vários desafios que podem encontrar ao longo da sua aventura como pais.
Um livro para toda a família, que abre portas para a discussão do favoritismo mas, acima de tudo, reforça a certeza de que todos os filhos devem ser tratados justamente e amados incondicionalmente. Tínhamos cinco exemplares do livro «O Filho Preferido», editado pela Pactor, para oferecer. Os vencedores deste passatempo são:
Sérgio Alves Esteves (Melgaço)
Nélia Catarina Gomes (Maia)
Frederico Gonçalves (Lisboa)
Isabel Maria Faria (Alpiarça)
Rita Baptista do Livramento (Vila Real de Santo António)
Se ganhou, muitos parabéns! No prazo médio de quatro a seis semanas, receberá o seu prémio na morada que nos indicou.
O SAPO Lifestyle assegura a divulgação do passatempo, não lhe assistindo qualquer responsabilidade na seleção de premiados, entrega de prémios e demais mecânicas associadas. Em caso de dúvida ou esclarecimentos adicionais, por favor contacte saberviver@plotcontent.com. NÃO UTILIZE ESTE ENDEREÇO DE E-MAIL PARA CONCORRER AOS PASSATEMPOS!
Comentários