«Nas margens do Douro, envolvido pelas suas brumas, o Porto parece remetido a uma solenidade austera, como se se recusasse a fazer-se amar ao primeiro olhar. É preciso saber contornar esta condição e abordar [a cidade] com doçura, começando por fazer um passeio prazenteiro à borda da água. Em família, independentemente da idade, todos encontrarão aquilo que lá foram procurar. E ainda mais do que isso», escreve Lionel Paillès.

O jornalista que assina o artigo sobre a cidade invicta que é tema de capa da edição de maio da revista Air France Magazine ficou fascinado pelo «odor metálico da bruma matinal sobre o rio» mas também pela Fundação de Serralves, pela Casa da Música e pela Livraria Lello, que apelidou de «catedral dos livros». No artigo de 16 páginas, recomenda ainda uma visita ao Jardim Botânico e ao Mercado do Bolhão.

Numa outra secção, a publicação aconselha ainda três canções para ouvir durante a permanência na cidade. «Warm in the winter» de Glass Candy é a mais indicada para saborear um polvo à lagareiro na Ribeira, com vista para a Ponte de Dom Luís. «Directions in the can» dos Lambchop é perfeita para subir a Torre dos Clérigos e «Weak spot» de FKA Twigs é a melhor para ouvir, nos auscultadores, durante a visita à Livraria Lello.

Porto em destaque em revista internacional

Texto: Luis Batista Gonçalves

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.