O Estudo de Tendências de Verão 2015 do trivago apontou, como seria expectável, uma grande afluência dos portugueses (e estrangeiros) para o Sul do país. Contudo, e findo verão, o maior comparador de preços de hotéis do mundo procurou perceber quais as tendências globais de viagem dos turistas durante este período e há algumas conclusões interessantes.

Os espanhóis, que representam a maior fatia de turistas estrangeiros no nosso país durante este período, procuram Lisboa e Porto, mas também outros destinos no Norte do país, como Braga e Guimarães. Já os britânicos e irlandeses preferem claramente o sul do país, com mais de metade do seu top 20 a pertencer ao Algarve. Ainda assim Lisboa e Porto são os destinos mais populares a nível global.

Mais detalhadamente, o estudo concluiu que os portugueses procuram destinos tipicamente de verão, como a região do Algarve, Albufeira e Monte Gordo, mas há também uma grande procura pela região do Alentejo, ao contrário do que acontece com os turistas estrangeiros. As regiões do Centro e Lisboa dominam o resto do top.

Já os espanhóis parecem valorizar outras localidades, com características menos típicas da estação, com o Porto, o Norte de Portugal, Braga e Guimarães a estarem no top dos destinos mais procurados. Ainda assim, as pesquisas pelo Algarve não deixam de estar presentes.

Franceses e alemães apresentam pesquisas mais diversificadas. As pesquisas pela capital, Invicta e região do Algarve são proeminentes em ambos os casos, mas os Franceses revelam ainda interesse por cidades como a Figueira da Foz, Coimbra ou Funchal. Os Alemães pesquisam ainda por localidades da região do Centro e Lisboa, bem como pela região da Madeira.

Os britânicos e irlandeses parecem ter tendências de viagem semelhantes, uma vez que grande parte do top 20 é dominado por pesquisas pela região do Algarve - 14 no caso dos britânicos e 10 nos irlandeses. Para além de Lisboa e Porto, estes procuram ainda pela região da Madeira, ao contrário do que acontece com os espanhóis e portugueses.

Sobre o estudo:

A análise dos destinos mais procurados durante o Verão de 2015 foi efetuada com base em todas as pesquisas realizadas no trivago entre as datas de 21 de Março e 23 de Setembro de 2015, com vista aos períodos de viagem compreendidos entre 21 de Junho e 23 de Setembro de 2015 (correspondente à época de Verão).

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.