A Universidade Nova de Carcavelos acolhe durante três dias um dos maiores eventos de sustentabilidade nacionais. O GreenFest chega com uma agenda repleta de iniciativas sobre as tendências no mundo da sustentabilidade, com personalidades nacionais e internacionais, entre elas Nicole Bernt, autora do Projeto Casa Sem Lixo, Calixto Suárez, defensor da cultura indígena Colombiana e Thami Schweichler, fundador da Makers Unite.

Na sexta feira, dia 18 pelas 17h00, têm lugar as “GTRENDS”, uma reflexão e partilha, em formato pitch executivo onde durante uma hora, nove oradores têm sete minutos para abordar diversos temas sobre tendências com forte impacto no futuro.

Marcam presença António Vidigal, da CEO da EDP Inovação, António Câmara, fundador e CEO da Ydreams, Thami Schweichler, fundador da Makers Unite que cria produtos sustentáveis através dos coletes de salva vidas dos refugiados, Sílvia Amaral, responsável pelo Projeto de Mobilidade Elétrica da Nissan, entre outros, sobre temas como alimentação sustentável, químicos e o seu impacto no quotidiano, políticas de habitação na cidade e alterações climáticas.

A 12ª edição do GreenFest regressa a Carcavelos, de 17 a 20 de outubro, e com um novo tema a “Água”. Isto numa festa com conferências, palestras, workshops, teatros, showcookings e concertos. A entrada é livre.
Pedro Norton de Matos, o impulsionador do Green Fest.

No dia 19, pelas 11h45 entra em palco a peça de teatro da Companhia 21 em Cena “A Última Lição”, cujos atores são jovens adultos com trissomia 21. Pouco depois, às 14h45, Calixto Suárez, o defensor da cultura indígena colombiana, realizará uma palestra sobre o “Planeta Água” e às 16h00, é a vez do chefe de cozinha Kiko Martins dar um showcooking com o tema “No Waste”.

Também no sábado, terá lugar às 17h30 uma mesa redonda com o tema “Lixo Zero - realidade ou utopia?”, onde serão abordados os desafios de ter uma vida sem lixo, nunca conversa informal, em que os vários convidados dão dicas de como, com mudanças simples, se podem fazer escolhas mais conscientes. O dia termina com os concertos de Rodrigo Maia Loureiro e Mariana Root, às 17h45 e 20h00, respetivamente.

“Vivemos num mundo onde tudo está contaminado: A água, o solo, a comida, o ar, os medicamentos, até as vacinas”
“Vivemos num mundo onde tudo está contaminado: A água, o solo, a comida, o ar, os medicamentos, até as vacinas”
Ver artigo

O último dia do GreenFest começa com a palestra “Cidadania Consciente” do Movimento 1%, pelas 11h00, cujo objetivo é contribuir para a construção de uma sociedade mais ativa, consciente e solidária, seguido da apresentação das Eco-Freguesias por parte da Associação Bandeira Azul da Europa, pelas 14h00.

Nuno Matos Cabral, autor do blogue “Primeira Casa da Ru”a, apresenta o seu projeto pelas 14h30, com o mote “Nada se desperdiça, tudo se transforma” em que a partir de materiais inesperados, pode-se criar objetos úteis para o dia-a-dia. Patrícia Vasconcelos irá encerrar o GreenFest com um concerto agendado para as 20h00.

Marcas nacionais ligadas à sustentabilidade estão também presentes no evento e distribuídas por áreas temáticas como, por exemplo, “Green Houses”​, espaço para que se conheça a melhor maneira de tornar as casas mais eficientes e sustentáveis; “​Going Healthier”​, zona dedicada ao estilo de vida saudável onda nutrição e combate ao sedentarismo estão bem presentes; “​Green Travelling”,​onde a mobilidade e os locais mais green do planeta têm destaque;​ “​Generate Knowledge”​, um espaço dedicado ao conhecimento, à formação, investigação e ao desenvolvimento cognitivo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.