Consciousness of Time – que em português quer dizer Consciência do tempo - é o nome da nova obra que todos os apreciadores de alta relojoaria podem descobrir na sua próxima visita à Vacheron Constantin em Lisboa.

Esta obra, que foi apresentada ao público no dia 5 de dezembro e que está exposta no piso inferior da boutique lisboeta, insere-se no âmbito do projeto internacional From Geometry to Artistry que, todos os anos, desafia artistas a criar uma peça para as diferentes lojas que a maison tem espalhadas pelo mundo.

Em Portugal, o desafio foi entregue a David Reis Pinto que se aliou ao estúdio de arquitetura português Ambits Studio para, em conjunto, criarem esta ativação que o desafiou a brincar com o conceito de tempo e cor, mas sem perder de vista a precisão da geometria e a liberdade artística que nos remetem para os valores da marca suíça que conta com mais de 260 anos de história.

Exposição Vacheron Constantin Consciousness of Time
Exposição Vacheron Constantin Consciousness of Time créditos: Vacheron Constantin divulgação

Das cerca de 50 ideias que surgiram para este projeto, cujos desenhos e esboços é possível ver nas paredes da boutique, Consciousness of Time foi a vencedora. Juntamente com a dupla de arquitetos Miguel Sousa e João Carvalho, o jovem artista criou uma peça estática constituída por diferentes discos cortados a laser sobrepostos que, por fim, foi colocada no interior de uma estrutura cúbica dourada. O jogo de luzes que incide sobre as várias camadas de acrílico azul permitem que esta adquira movimento consoante a posição do observador.

Cada uma das diferentes camadas desta obra remetem-nos para o savoir-faire, paixão e mestria que se prendem com a construção dos relógios da marca e do seu número de complicações, cujo processo de montagem compreende diferentes momentos e onde os artesões vão sobrepondo diferentes peças e mecanismos uns sobre os outros até chegarmos ao resultado final.

Exposição Vacheron Constantin Consciousness of Time
Exposição Vacheron Constantin Consciousness of Time créditos: Vacheron Constantin divulgação

Para além disto, David Reis Pinto criou dois expositores em acrílico colorido – um azul e outro cor de laranja – para os relógios da marca e dois quadros adicionais que também podem ser apreciados pelos visitantes no piso inferior. A passagem do tempo e a alta relojoaria da Vacheron Constantin foram os temas abordados em cada uma das pinturas, onde é possível observar diferentes peças, mecanismos e pormenores que podemos encontrar nas suas criações, como é o caso das fases da lua ou o símbolo da maison suíça.

Exposição Vacheron Constantin Consciousness of Time
Exposição Vacheron Constantin Consciousness of Time créditos: Vacheron Constantin divulgação

A obra Consciousness of Time de David Reis Pinto vai estar em exposição na boutique Vacheron Constantin, da Av. da Liberdade 192 A, até ao fim de janeiro.