De 29 de janeiro a 26 de fevereiro, aos sábados, o Museu do Oriente realiza workshops dedicados a três das técnicas mais versáteis: Pintura a Óleo, Pintura Chinesa e Aguarela.

Para quem pretende iniciar-se ou aprofundar os conhecimentos na Pintura a Óleo, realiza-se sábados, 29 de janeiro e 5 de fevereiro, um workshop que aborda não apenas bases teóricas e preparação dos materiais como experimentação de métodos e construção de perspetiva pictórica.

Pintura a Óleo
Pintura a Óleo créditos: Museu do Oriente

A Pintura chinesa é o foco do workshop de 12 e 19 de fevereiro. Em duas sessões, os participantes vão iniciar-se nesta forma de arte que, ao contrário da pintura ocidental, não pretende criar uma cópia fiel da realidade, mas sim, representar a essência dos sujeitos representados, fixando os seus traços mais característicos num exercício de observação e síntese.

Já nos dias 19 e 26 de fevereiro, é à aguarela que se dedica o workshop que desvenda os segredos desta técnica que tem tanto de volátil quanto de versátil.

aguarela
Aguarela créditos: Museu do Oriente

Partindo de elementos como a água, o branco do papel, o contraste e o desfoque, será feito um enquadramento histórico, bem como a introdução aos materiais, uma breve introdução à cor e pequenas demonstrações.

Os participantes irão executar uma ou mais imagens à escolha, pintando o mais possível, por forma a maximizar o lado prático desta experiência.

No final do workshop, terão realizado várias aguarelas, o que será certamente motivo de grande orgulho e conquista.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.