Ainda sem ideias para as férias ou para os próximos fins de semana? No âmbito do programa StayOver Fátima-Tomar, uma iniciativa inédita promovida pela Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo que envolve 13 autarquias, unidades de alojamento, agentes turísticos, empresas de animação turística, museus, espaços temáticos, restaurantes e lojas de produtos regionais, pode aproveitar para (re)descobrir o centro do país.

Até ao próximo dia 15 de setembro, ao reservar duas ou mais noites nos estabelecimentos hoteleiros de Abrantes, Alcanena, Constância, Entroncamento, Ferreira do Zêzere, Mação, Ourém, Sardoal, Sertã, Tomar, Torres Novas, Vila de Rei e Vila Nova da Barquinha aderentes, tem acesso a entradas gratuitas, atividades e/ou descontos que vão tornar os seus dias de descanso nestes municípios ainda mais inesquecíveis.

Largue tudo e vá dar uma volta. Muitas opções para quem precisa de ideias
Largue tudo e vá dar uma volta. Muitas opções para quem precisa de ideias
Ver artigo

"Depois de efetuarem a reserva na unidade de alojamento parceira, são enviados aos clientes os dados de registo para entrarem na plataforma StayOver Fátima-Tomar e descarregarem o seu StayOver Card, para poderem usufruir das entradas gratuitas e dos descontos em vários espaços e serviços turísticos da região. O valor total pago pela reserva é ainda convertido em experience points que ficam disponíveis na área do cliente no site da campanha, que também podem ser convertidos em experiências gratuitas nas atrações turísticas locais, nas empresas de animação e nos parceiros", informam os promotores da iniciativa.

Para o caso de não saber o que pode visitar nos municípios abrangidos, os dinamizadores do programa, desenvolvido em parceria com o Turismo do Centro e cofinanciado pela União Europeia no âmbito do Programa Operacional do Centro 2020, elaboraram dois roteiros para os mais aventureiros. Percorrer trilhos e caminhos ancestrais sob a égide da fé, da natureza e das tradições é o mote para "Às portas de Fátima".

Além de Ourém e de Fátima, prevê a passagem por Torres de Novas, por Alcanena e por Minde. "Pode caminhar e sentir o ar puro da natureza e visitar a reserva natural do Paul do Boquilobo, classificada desde 1981 como reserva da biosfera pela UNESCO, mergulhar no mundo cársico e jurássico do parque natural das serras de Aire e Candeeiros e das grutas de Lapas e conhecer o Museu de Aguarela Roque Gameiro", sugerem.

"Depois de fazer um tour pelos castelos medievais de Torres Novas e de Ourém, pode visitar as exposições de artes contemporâneas ou de fotografia patentes nas diversas galerias que existem nos seus centros históricos, contemplar as paisagens gastronómicas do norte do Ribatejo e degustar os produtos regionais da região, como as especialidades confecionadas com os típicos frutos secos", recomendam ainda os promotores do programa.

"Tejo ferroviário", o nome dado ao segundo roteiro proposto, promete "experiências científicas, artísticas e de património industrial a descobrir a pé, de barco, a cavalo ou de comboio", sugerem. Além de caminhar pelas ruas e pelas ruelas históricas e floridas das localidades ribeirinhas de Abrantes, de Constância, de Vila Nova da Barquinha e do Entroncamento, pode visitar o Museu Metalúrgica Duarte Ferreira no Tramagal.

Passear a cavalo nas margens do rio Tejo nas lezírias abrantinas, preguiçar na relva à sombra enquanto admira as obras expostas no Parque de Escultura Contemporânea Almourol, visitar o Museu Nacional Ferroviário no Entroncamento e descobrir o Centro de Ciência Viva de Constância através de uma observação noturna são outras das atividades que esperam os que decidirem visitar a região nas próximas semanas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.