Um grupo de voluntários organizou a plataforma Teia 19 com o objetivo de proporcionar a colaboração e a entreajuda entre artistas de múltiplas áreas — criação artística e técnica — e produtores culturais, para a criação de formatos específicos, com vista a fazer face à quebra de rendimentos provocada pela covid-19.

O ator André Gago é um dos elementos do grupo, que reúne várias pessoas que de alguma maneira estão ligadas às artes – criação artística e técnica – e que com a criação de formatos específicos têm como objetivo levar a arte a casa das pessoas e fazer face à quebra de rendimentos.

O projeto começou no início do mês, com um recital que faz parte da iniciativa mensal “As primas terças” que incide sobre os poemas de Amália. E continua com agenda cheia!

Teia 19 em miniatura, com programação inédita

A 1 de junho, o projeto dá um grande passo e abre uma salinha para crianças, com programação adequada a este target, numa curadoria da Estrelas & Ouriços. Em estreia, os primeiros a atuar foram os Filminhos Infantis, da Zero em Comportamento, e a Lua Cheia – Teatro para todos, com um conto encenado.

A Teia19 continua a apostar na programação para este target, com mais duas estreias iminentes: “Renascimento – Inovação e Arte!”, da Associação Danças com História, e “MaisMar”, de Amélia Bentes, disponível a partir do dia 22 de junho.

A peça de teatro “Renascimento – Inovação e Arte!” dá a conhecer  a época do Renascimento com as Danças com História. Situado entre a 2.ª metade do séc. XIV e os finais do séc. XVI, em Portugal, este período manifesta-se mais tarde adquirindo uma feição própria — o Maneirismo. Entre nas cortes e veja como naquela época o Renascimento foi marcado por importantes mudanças no pensamento sociocultural, refletidos na economia, política e religião.

MaisMar”, de Amélia Bentes, é um espetáculo de dança contemporânea pensada para um público jovem, funcionando como um manifesto que alerta para o excesso do plástico e as suas consequências para o planeta e animais marinhos.

Toda a programação desta nova sala de espetáculos para crianças é inédita, ou seja, preparada especialmente para esta plataforma, que não vai gerir nem receber qualquer donativo uma vez que cabe a cada artista indicar o meio para que este seja feito diretamente. Todos os donativos são encaminhados diretamente para os artistas.