O Pão por Deus é uma tradição tipicamente portuguesa em que os miúdos vão de porta em porta pedir bolinhos, no dia 1 de novembro.
Do outro lado do Atlântico, e um pouco por todo o mundo, incluindo o nosso País, festeja-se o Halloween, a 31 de outubro, numa noite em que personagens assustadoras ganham vida e, igualmente, saem à rua para pedir guloseimas.
Sabia que as oferendas aos mortos nestas alturas do ano são comuns em diversas culturas? A história aponta a origem do Halloween e do Dia de Todos os Santos como as festividades célticas.
Curiosamente, no México já se festejava o “Día de Muertos” no último dia de outubro, muito antes do Halloween chegar aos Estados Unidos. E na Europa esta data era representativa da celebração do Samhain – festival Celta que celebrava o fim do verão e o início do inverno.
O Halloween é, na verdade uma mistura de tradições, quase todas de raiz europeia, sobretudo de fundo celta e o Pão por Deus um conjunto de tradições que foi amadurecendo.
Menu doçuras e travessuras
6 receitas para a festa de Halloween
Assustadoramente divertidas e fáceis de fazer com os miúdos, há muitas receitas que pode preparar em família: aranhas de ovo, pizzas múmia, sopa de sangue, sumo do Drácula e suspiros fantasmagóricos!
Porto aposta no Halloween
O Halloween na cidade do Porto veio para ficar. A plataforma de streaming em Portugal Cliveon vai apresentar, no próximo dia 31 de outubro, às 21.30h um grande espetáculo de data única e de cariz familiar.
Halloween jurássico na Lourinhã
Para assinalar os festejos de Halloween, o Dino Parque da Lourinhã está a preparar fins de semana completamente jurássicos e assustadores. Consulte toda a programação!
Há magia no Museu da Farmácia
Entre poções mágicas e pós misteriosos
Neste Halloween, o Museu da Farmácia convida os mais pequenos a embarcar numa viagem pelo mundo encantado dos magos e dos alquimistas.
Máscaras a rigor nos oceanos assombrados
Sea Life Porto repleto de surpresas
O dia mais assustador do ano está a chegar e o Sea Life Porto preparou uma celebração muito especial para os seus visitantes. Entre os doces e as travessuras e uma visita com as crianças mascaradas a rigor, serão dois dias especialmente açucarados e assustadores.
Comentários