O frio e a chuva dos meses de inverno podem ser desencorajadores mas há ocasiões que não se repetem, pelo menos tão cedo, pelo que devem ser aproveitadas ao máximo, ainda que ir para a rua nestes dias seja desencorajador. Na maior parte das vezes, para garantir o desenvolvimento de uma planta, é preciso que a plantação seja bem realizada desde o início. É importante investir (algum) tempo a estudar e analisar o solo existente onde as plantas vão ser colocadas.

Para isso, devemos dar atenção e investir tempo na melhoria do solo envolvente da área onde se irão desenvolver as raízes da planta. Estas são a base para o bom desenvolvimento e a garantia de que a planta terá sustentação, boa receção de nutrientes e água, elementos essenciais para a sua vida e para o seu crescimento. A posição da planta no buraco é importante para a sua estabilidade. O topo das raízes deve ficar ligeiramente abaixo do nível da superfície do solo.

Árvores e arbustos ideais para espaços pequenos
Árvores e arbustos ideais para espaços pequenos
Ver artigo

Após a plantação, reponha o solo original e matéria orgânica para servir de alimento. Não coloque, contudo, uma percentagem muito grande porque esta decompõe-se rapidamente e irá criar espaços vazios em volta da raiz, o que não é benéfico para a planta. E tem ainda outra desvantagem, porque a planta deve ter em volta das raízes o solo que existe no local da plantação, que deve ser igual àquele para onde irá mais tarde estender as suas raízes. O período que vai de novembro a março, mais húmido e mais frio, é a época ideal para a plantação de arbustos de folha caduca e árvores, ainda na sua fase de dormência.

Nesta altura do ano, o solo está mais fresco e o aumento da precipitação e da humidade no ar, características típicas do outono e do inverno, facilitam a adaptação da planta ao solo e ao clima. Se escolher árvores ou arbustos de raiz nua, deve ter o cuidado de criar um suporte mais eficaz e forte do que nas plantas vendidas envasadas, pelo facto das primeiras terem um sistema radicular menos denso. Esta é outra das precauções a ter se tomar essa opção nesta época.

Texto: Bruno Aguiar (engenheiro do ambiente e engenheiro dos recursos naturais) com Luis Batista Gonçalves (edição digital)

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.