A água é, sem dúvida, um dos bens mais essenciais para a vida humana. No entanto o uso excessivo deste recurso colocou-o em grande risco, mesmo parecendo ainda muito abundante no planeta.
Porque preservar este bem é um dever de todos nós, descubra alguns dos truques que o podem a ajudar a ser mais amigo do ambiente, ao mesmo tempo que reduz significativamente a sua conta da água ao final do mês.

- Para além de duches mais curtos tente reduzir o número de vezes que toma banho. E não se esqueça de fechar a água quando estiver a ensaboar.

- Enquanto espera que a água do seu duche aqueça coloque um balde de baixo do chuveiro. Utilize essa água para lavar a louça, limpar o chão ou despejar na sanita.

- Aproveite o duche para fazer xixi. Embora possa parecer uma dica um pouco estranha, estudos revelam que é bom para si e para o ambiente.

- Feche a torneira quando lava os dentes, as mãos ou a louça.

- Para fazer a barba encha um pouco o lavatório em vez de deixar a água a correr.

- Quando fizer máquinas da louça e da roupa garanta sempre que têm a carga máxima.

- Verifique que não existem fugas nos seus canos.

- Instale emulsores nas suas torneiras.

- Quando cozinhar evite descongelar os alimentos em água. Caso precise de cozer alimentos, como esparguete ou legumes, apenas utilize as quantidades de água estritamente necessárias e experimente reutilizá-la.

- Tenha muita atenção aquilo que coloca na sua sanita. Deitar tudo e mais alguma coisa na sua sanita é sinónimo de mais descargas e de mais poluição.

- Nos seus autoclismos adote dispositivos de dupla descarga. Colocar garrafas de água no interior do reservatório também é uma excelente maneira de reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga.

- Se tiver um jardim apenas regue quando é mesmo necessário e, de preferência, durante a madrugada ou à noite. Se preferir também pode adotar um sistema de rega gota a gota.

- Sempre que possível evite o uso de mangueira.

- Quando chover coloque baldes no seu jardim ou até na varanda para aproveitar a água da chuva.

- Escolha eletrodomésticos com menor consumo de água.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.