Para que as plantas mantenham bom aspeto em pleno desenvolvimento e posteriormente na fase de descanso, é fundamental não descurar determinadas tarefas nos meses mais frios do ano. Para conseguir melhores resultados, coloque tutores nos ramos jovens, especialmente nos rebentos. Pode utilizar estacas e arames para evitar que torçam. Observe atentamente a folhagem em busca de parasitas.

Pode eliminá-los à mão, se forem poucos ou com fitossanitários em caso de praga. Para o fazer da forma mais correta, corte em dois terços os ramos das plantas que apresentam aspeto compacto e coloque tutores em caso de necessidade. No período de descanso de muitas plantas, que tende a ocorrer durante os meses de inverno, não as encharque. É preferível não as regar do que regar em excesso.

Uma situação que poderá fazer com que as raízes apodreçam. Muitas vezes, numa primeira fase, esse processo é silencioso e só mais tarde quando as folhas da planta começam a cair de forma irreversível se percebe que é demasiado tarde. Para aferir da humidade do solo, basta introduzir um dedo na terra. Se estiver muito seca ou ressequida, regue. Se a sentir mole ou molhada, é porque não necessita mesmo de água.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.