Um solo mal drenado carece de arejamento. De um modo geral, é tendencialmente pouco fértil e apresenta débil atividade bacteriana, o que faz com que a decomposição da matéria orgânica seja, por norma, lenta. Embora a maioria das plantas não goste de estar neste ambiente, algumas são tolerantes. Plantas como os salgueiros, por exemplo, à semelhança de alguns bambús, suportam drenagem deficiente.

Plante estas espécies sem ter que modificar a estrutura do terreno, uma vez que à partida as condições de adaptabilidade estão garantidas. Crie um jardim aquático, bem pantanoso ou um lago. Neste último caso, instale uma bomba de água para aumentar a humidade natural.

No que se refere ao calcário em excesso, o liquidámbar, que agora se encontra vermelho ou púrpura, porque vive em meio muito alcalino, pode ver a coloração amarelada devido ao excesso de calcário. Este excesso pode afetar também outras plantas. Qual a causa? Clorose férrica! Faça a correção à base de terra vegetal e aplique corretor de solo.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.