Por certo já lhe aconteceu encontrar uma peça de roupa que já nem se lembrava que existia ou dá por si à procura de alguma que não encontra. A organização do seu armário é imprescindível para que saiba onde está determinado vestuário, como pode conciliar o mesmo, se falta alguma peça chave que seja necessário comprar, qual roupa a dar ou jogar fora, enfim... pode dar algum trabalho a organizar, mas a partir do momento que o faça tudo se torna muito fácil e prático.

Rita Salgueiro, expert na área de Design de Interiores, deixa-lhe algumas dicas para que organize o seu closet da melhor maneira.

Limpeza
Retire toda a sua roupa e acessórios dos armários e faça uma limpeza aos mesmos. Aspire e passe com um pano húmido com vinagre para eliminar qualquer tipo de odor que possa existir.

Divisão
Para ser mais fácil procurar uma peça de roupa específica e combinar a mesma com outra, nada como dividir o roupeiro por zonas: casacos, vestidos, camisas, calças, saias, calções e sapatos.

Casacos curtos e compridos: são usados exclusivamente no inverno; exceptuando alguns curtos; e como tal devem ser arrumados aquando a mudança de estação. Assim, para não criarem manchas de humidade, por exemplo, pode (e deve) retirá-los do cabide, abotoá-los, dobrá-los, envolver em papel seda e guardá-los em sítio mais arejado (debaixo da cama, em cima do armário, etc...);
Casacos de meia estação: uma vez que são usados o ano inteiro escusa de os retirar;
Casaco de pele: necessitam de um pouco mais de cuidado e por isso, evite dobrá-los ou cobri-los com algum tipo de plástico. O ideal será um porta fatos em pano.

Vestidos curtos e compridos: deve agrupar os compridos todos juntos e ordenados por cores, bem como os curtos, sabendo que deve retirar os que não se adequam à estação.

Calças: devem ser dobradas em cabides próprios ou 2 pares em cabides normais (excetuando se foram calças de fato) e, se o armário tiver divisórias, colocar na parte inferior;

Saias: os cabides de molas são os ideais, mas se nota que o tecido fica marcado, vire do avesso e coloque discos de algodão nas molas para não vincar;

Tops: quando são justos ou mais elásticos podem perfeitamente ser colocados dobrados em gavetas ou prateleiras;

Camisas: devem estar penduradas e colocadas no varão superior.

Tipo de cabides
Cabides para casacos por norma são mais largos afim de suportarem os ombros e não deformarem por isso, para as restantes peças use cabides mais finos para ganhar mais espaço. Não obstante, há cabides próprios para os conjuntos saia/ casaco, ou outros, bem como de 5 peças.

Roupa interior
É conveniente que a mesma seja guardada em gavetas ou caixas. Coloque os soutiens abertos e organizados por cores e, caso tenha conjuntos, pode colocar as cuecas perto da copa dos mesmos. Em relação às cuecas pode ordenar por cores e estilos.

Biquínis
Organizados também por cores, passam a ocupar a gaveta das meias.

Acessórios
O ideal é que estivessem expostos de forma a que tivesse uma noção geral de tudo o que tem. Pode colocar em gavetas com separadores adequados ou pendurar algumas coisas no interior das portas do armário.

Sapatos
Mais uma vez... ordenar por cores. De seguida, dependendo do armário, pode colocar os sapatos por fileiras, ganhar espaço em altura e colocar em caixas (sendo necessário que coloque uma imagem ou etiqueta para serem fáceis de identificar.

Eliminar odores
As peças de roupa também precisam de respirar por isso, se nota que o seu armário está muito cheio, a probabilidade de não estar a usar muita da roupa que tem é grande. Se calhar está na altura de se desfazer de alguma... De resto, é fundamental que não coloque nenhuma peça suja e, caso tenha de colocar alguma que usou pouco tempo (um jantar ou café rápido, por exemplo), deixe-a a arejar durante um dia. De qualquer das formas, para eliminar qualquer tipo de odores e/ou afastar traças, nada como utilizar folhas de casca de laranja ou tabaco. Não obstante, deixar as portas abertas durante a noite, pulverizar com o seu perfume ou usar desumidificadores em pó são outras boas opções.