Cores vivas em pleno inverno, a troco de terreno fresco e cuidados mínimos, é o que pode oferecer a prímula. O género Primula compreende mais de 500 espécies anuais, bienais e perenes. Todas apresentam rosetas de folhas basais e produzem abundantes flores de variadas tonalidades. A explosão de cor pode ter início em meados do inverno e prolonga-se até à entrada da primavera, embora isso dependa de se a espécie escolhida é resistente ou sensível a geadas.
Nem todas têm as mesmas necessidades relativamente a exposição e tipo de solo, embora as mais comuns se deem bem com sol pleno ou em meia sombra e em terrenos húmidos e bem drenados. Pode utilizar prímulas, também conhecidas por primaveras, em bordaduras ou jardins rochosos, para decorar as margens do lago ou em qualquer outro tipo de composição porque se trata de plantas muito versáteis.
Necessitam transplantam todos os anos e eliminação das flores e folhas murchas depois da floração. Estes são quatro dos principais cuidados e preocupações que deve ter com ela em qualquer altura do ano.
1. Quando plantar
Pode plantar até meados da primavera. Para assegurar flores de qualidade, durante muito tempo, escolha exemplares com muitos botões florais ainda por abrir.
2. A melhor localização
Existem primaveras que adoram o sol pleno, outras que preferem sombra parcial e ainda outras que se dão bem em ambas as situações.
Para não ter problemas na plantação, informe-se sobre o tipo de planta que adquiriu. Entre as mais comuns, a P. acaulis (P. vulgaris) gostam de sol e de meia sombra e a P. obconica de sombra parcial.
3. Terreno
Algumas primaveras preferem solos húmidos, bem drenados, outras terrenos arenosos e ainda há as que gostam da terra húmida. Mas outras preferem turfosos arenosos. A P. acaulis (P. vulgaris) gosta de solos húmidos e a P. obconica prefere os arenosos. Mas ambas gostam de solos bem drenados.
4. A rega recomendada
As primaveras necessitam regas frequentes mas não muito abundantes. Melhore o sistema de drenagem do terreno. Métodos de multiplicação Por sementes na primavera ou no início do verão. Por estaca ou divisão durante o período de repouso.
Comentários