Cuidar de um jardim é uma tarefa que deve ser realizada durante todo o ano. O período de transição entre o fim do inverno e o início da primavera é a altura ideal para deitar mãos à obra e começar a preparar o jardim para a chegada de dias mais quentes. Caso não tenha disponibilidade para cuidar do seu jardim, pode sempre recorrer a ajuda profissional para assegurar o serviço de manutenção do seu espaço.

É tempo de continuar a proteger as plantas

Sendo o inverno a estação mais fria do ano, é essencial proteger as plantas e arbustos das temperaturas rigorosas, da chuva, do vento e da geada, que muitas vezes se prolongam pela primavera. No entanto, fique atento e garanta que as plantas cobertas não são atacadas pelas doenças e pragas que nesta estação aproveitam a humidade para proliferar.

É tempo de podar com contenção

Não faça podas drásticas nesta fase. Evite podar as espécies que florescem no inverno para não atrapalhar a vinda de folhas novas aquando da chegada da primavera. Se tem árvores de fruto, a poda de inverno é particularmente importante para uma boa colheita e deve ser realizada em fevereiro/março, pois estimula o crescimento e determina a forma que a árvore terá no futuro.

É tempo de preparar o jardim para receber a primavera

É tempo de replantar

Esta é a altura ideal para replantar o seu jardim. Comece por observar o estado do solo e, caso existam, remova os cepos e crie novos espaços e canteiros para plantar. Limpe a área e retire as folhas secas e galhos que possam impedir as plantas de aproveitar ao máximo as horas de sol.

Se, no Natal, optou por ter um pinheiro natural, esta é também a altura certa para o replantar. Adube o solo com ingredientes orgânicos e mexa a terra para aumentar a sua oxigenação. Apesar das chuvas frequentes, é muito importante manter a frequência de regas, mas não regue em excesso. Desta maneira, evita a proliferação de fungos.

É tempo de semear e plantar

Aposte nos amores-perfeitos, nas petúnias, nas ervilhas-de-cheiro, nas gipsófilas, nas rosas e nos bolbos de vaso. Na horta, é tempo de preparar as sementeiras. Nesta fase, pode semear pimentos, malaguetas, tomates, cebolas, alhos, chalotas, favas e um sem-número de outras verduras. É também uma boa altura para plantar árvores de fruto.

É tempo de preparar o jardim para receber a primavera

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.