A divisão para conseguir mais exemplares é, por norma, eficaz em plantas como o heléboro, uma flor que em muitas zonas do país é conhecida como rosa-do-natal, que resiste bem ao frio, à neve e às geadas mais intensas. A melhor época para esta operação é o outono ou o início da primavera mas pode experimentar também na fase em que a planta está em flor, se proporcionar local protegido. Estes são os procedimentos de especialista que deve seguir:

- Regue o pé que vai dividir e depois de bem molhado, extraia com a forquilha, tentando tirar o máximo de terra e de raízes. Solte as raízes com a mesma ferramenta.

- Corte, seguidamente, o torrão em duas partes iguais com uma navalha bem afiada. Se não replantar de imediato, coloque-as no balde com água para as raízes não secarem.

- Replante, de seguida, os fragmentos em terra de boa qualidade, bem trabalhada previamente. Logo a seguir, regue copiosamente. É importante os heléboros estarem bem protegidos nos dias que se seguem à replantação e que não lhes falte água para potenciar o seu desenvolvimento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.