A Abelia grandiflora, uma variedade de abélia, é um arbusto maravilhoso e cheio de virtudes. Tem folha persistente, é muito resistente, necessita de pouca manutenção e dá uma flor branca abundante e duradoura desde o início do verão até ao outono. As suas folhas pequenas e lustrosas adquirem várias tonalidades ao longo do ano, podendo ser mais avermelhadas no inverno e mais verdes na primavera.

No fim da floração, as suas sépalas cor de rosa persistem durante um tempo, dando um efeito muito ornamental. A abélia é um arbusto originário da China e são conhecidas diversas variedades ornamentais, algumas delas estão disponíveis nos nossos centros de jardinagem. As três variedades mais conhecidas de abélias são:

- Abelia grandiflora

Esta variedade, muito comum, pode atingir os dois metros de altura.

- Abelia grandiflora prostrata

Este arbusto com folha e flor é muito semelhante à abelia grandiflora mas o seu crescimento é mais compacto e mais baixo

- Abelia grandiflora variegata

Destaca-se pelas suas folhas bicolores. É excelente para criar contrastes no jardim.

Plantação

As abélias têm de ser plantadas ao sol para conseguirmos tirar partido de todas as suas características. São plantas que aguentam o calor mas necessitam ser regadas nos primeiros anos e nos meses mais quentes, são também sensíveis à geada. Preferem solos bem drenados e ricos em matéria orgânica.

Utilização

São arbustos que podem ser plantados isolados ou em grupo, a formar sebes, em rock gardens ou em vasos. Ideal para pequenos jardins.

Manutenção

As abélias são arbustos que não necessitam de grandes cuidados de manutenção para além da rega regular nos meses mais quentes, são muito resistentes ao ataque por pragas e doenças e uma poda anual no final da floração é o suficiente para manter a sua forma. Como é uma planta que responde bem à poda, pode ser sujeita a podas de rejuvenescimento nos ramos mais velhos de tempos a tempos.

As condições que esta planta exige

A Abelia grandiflora, nome vulgar, tem a particularidade de ser um arbusto perene que cria contrastes muito interessantes pelas diferentes colorações da folhagem e com floração abundante e prolongada desde o verão até ao outono. No que se refere ao local de plantação ideal, este deve ser de pleno sol. Indicadas para todo o tipo de solos, podem ser plantadas como arbustos isolados ou em grupo (a formar sebes) ou em vasos.

Texto: Tiago Veloso

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.