Em primeiro lugar, deve definir em que divisão e em que parede pretende colocar o papel. Verificar se a parede não tem qualquer tipo de humidade ou irregularidade que possa interferir com a correta aplicação do papel.

Depois, há que definir o material do papel de parede, por exemplo, na sala ou no quarto pode escolher qualquer material, mas para a casa de banho ou para a cozinha deve ser um papel lavável e mais resistente.

O papel de celulose, que é o tradicional e clássico papel de parede, é mais frágil e só pode ser limpo com um pano seco. Também existe o de poliéster, que tem uma durabilidade superior ao papel de celulose e pode ser limpo com um pano húmido.

O papel vinílico, que tem uma durabilidade superior, pode ser limpo com água e sabão neutro, uma vez que tem uma camada de vinil que o protege. Para quem pretende dar um toque mais sofisticado e mais quente à divisão, pode optar pelos papéis de parede TNT, ou seja, Tecido Não Tecido. Este papel é feito com uma mistura de fibras naturais e sintéticas, que cria um material muito resistente e fácil de limpar.

Descubra o mundo do papel de parede

Depois de escolhido o material, há que escolher o padrão. Tem de ter atenção à divisão onde vai colocar o papel de parede. Para uma divisão mais pequena, escolha papéis com padrões mais pequenos ou lisos. Numa divisão com um pé direto mais baixo, coloque papéis com riscas ou padrões verticais. Para além dos papéis lisos, pode escolher de entre inúmeros padrões, nomeadamente, as riscas, que podem ser verticais ou horizontais, mais finas ou mais espessas, simétricas ou assimétricas. As riscas são uma boa escolha para ambientes mais descontraídos e para dar um toque mais dinâmico ao espaço.

O padrão floral, onde as flores são o mote, é ideal para criar ambientes mais frescos e femininos. Também tem os padrões geométricos, inspirados nas várias figuras geométricas, com cores contrastantes, que normalmente criam um efeito de movimento. Este é o papel de parede ideal para colocar nas zonas sociais da casa, tais como, a sala de estar ou o hall de entrada.

Descubra o mundo do papel de parede

O padrão Damasco, que é inspirado em imagens do mundo botânico, dá um toque intemporal, luxuoso e sofisticado aos espaços. Por fim, temos os padrões infantis, que utilizam imagens e cores adequadas para os mais pequenos. Estes papéis de parede podem ser aplicados em todos os espaços criados para as crianças, tais como, quartos de brincar ou casas de banho. Agora, só tem que escolher.

Com a ajuda da Leroy Merlin irá encontrar o papel de parede mais adequado para cada uma das divisões de sua casa. Mãos à obra?

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.