1. Transmita-lhe que cada elemento da família é responsável pelas suas coisas

Evite ir buscar os brinquedos ao seu filho ou arrumar por ele. Organize inicialmente com a criança, pergunte-lhe os seus preferidos e onde faz sentido guardá-los. Explique-lhe que aqueles com que não brinca podem servir para outras crianças. É essencial que, a partir de uma certa idade, o seu filho esteja 100% envolvido no processo. Opte por fazer este exercício:  ir com ele buscar uma, duas ou três vezes os brinquedos e ajudá-lo a arrumar novamente no local definido. Após algumas vezes, sugiro que lhe explique que cada um é responsável pelos seus objetos e por mantê-los organizados no "seu espaço".

2. Aproveite o momento da organização para praticar a gratidão

Este é um momento perfeito para fazer o exercício de gratidão com o seu filho. Fazê-lo perceber que é positivo sermos gratos por aquilo que temos e por aquilo que já não nos serve mais. Agradecer por aqueles objetos que temos que deixar ir e por aqueles que ficam. Desta forma, estará a ensinar-lhe o quão importante é sermos gratos. Este exercício terá um extremo impacto na sua vida, presente e futura, tornando-o uma pessoa mais feliz.

3. Respeite as decisões do seu filho/a

Para si, alguns brinquedos, jogos ou desenhos podem não ter o mesmo significado que têm para ele. Evite fazer qualquer tipo de julgamento em relação às escolhas e preferências do seu filho, a não ser que seja prejudicial para o seu desenvolvimento ou segurança. Nesse caso, explique-lhe o porquê.

4 . Dobrar a roupa à frente do seu filho e pedir-lhe ajuda

Esta simples tarefa pode ser transformada num momento familiar. Ensinar ao seu filho as dobras possíveis da roupa e fazê-lo em conjunto é uma excelente forma de começar a iniciá-lo no processo de organização.

5. Ensine-o a colocar a roupa na vertical

Este ponto é importante para que a criança possa ter uma visão geral de tudo o que tem na gaveta, de uma forma imediata, e para que seja mais fácil pôr e tirar as peças. O método KonMari é uma excelente opção de dobras de roupas para colocar tudo na vertical, seja em gavetas ou em caixas.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.