Se gosta de ter sempre flores em casa, sugerimos-lhe uma composição natural pitoresca, perfeita para dar vida aos dias cinzentos de inverno, em tons de branco e verde. Económica, fácil de executar mesmo por quem não tem grande experiência ou apetência para este tipo de trabalhos e, acima de tudo, consegue um efeito de grande valor decorativo quer seja em cima de uma mesa ou até num aparador.

Passo a passo

1. Comece por colocar uma placa de esponja de jardinagem humedecida no interior da base de acrílico transparente. Para caber na base, a placa deve ser cortada com a ajuda de uma navalha. Em redor da placa, aconchegue bem o musgo às paredes da base.

2. Crie uma estrutura com as varas de sálix, previamente cortadas e desbastadas, introduzindo-as na parte interior da base acrílica. Procure alternar a disposição usando ramos com comprimentos diversos.

3. Componha o arranjo com a colocação das plantas selecionadas, tendo em conta a altura que cada uma terá. Comece por colocar as que ficam mais altas e só depois as de média e pequena dimensão. Observe a imagem para ter a noção das alturas de cada espécie. Ordem de colocação das plantas depois de introduzido o sálix, nomeadamente mathiola, gerberas, rosas, anthurium e monstera.

Materiais necessários

Para executar este arranjo floral, vai precisar de musgo, de sálix, de mathiola, de rosas, de gerberas, de monstera, de anthurium, de uma base de acrílico transparente e de um bloco de esponja Oásis. Se ainda assim ficou com dúvidas, veja de seguida como proceder para o executar.

Desenvolvida originalmente para a edição impressa da revista Jardins por Daniel Lima, esta é uma proposta de decoração natural que conta com o apoio da Floris – Atelier de Arte Floral, perfeita para quem prefere fazer os seus próprios arranjos florais de forma simples ainda que arrojada mas, sobretudo, personalizada e original. As fotografias foram tiradas no restaurante Rola na Areia, no Guincho, em Cascais.