A pouco mais de duas semanas da realização da décima edição do Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Automóveis Clássicos e Desportivos, que regressa à serra do Caramulo nos dias 4, 5 e 6 de setembro, a organização apresenta os destaques e as novidades de um programa excepcional.

Uma das novidades deste ano é a associação do Caramulo Motorfestival ao Portugal’s Speed Week, que trará pela primeira vez até à Rampa do Caramulo mais de trinta automóveis clássicos, de várias nacionalidades, participantes do 1000 Classic – Portugal em Mil Milhas, cujo ponto de partida será o Cascais Classic Motorshow.

O Caramulo Motorfestival vai também contar com um leque de luxo de convidados, que irão marcar presença no evento e participar na rampa em demonstração, permitindo um contacto direto com o público. Estão confirmadas as presenças de Pedro Lamy, que estará pela primeira vez no Caramulo Motorfestival e de Rui Madeira, com mais de 25 anos de carreira em ralis. Igualmente confirmados estão os pilotos veteranos Ernesto “Nené” Neves e António Peixinho e Diogo Gago, que fizeram furor nos anos 60 e 70, e a jovem promessa Diogo Gago, piloto oficial da Peugeot Sport em 2015, apontado como a grande esperança dos ralis em Portugal. Em representação das duas rodas, estará Nuno Caetano da KS Racing Team, e, ainda, Rodrigo Correia, o jovem piloto que se encontra a disputar o Campeonato Nacional de Karting – Cadete e que percorrerá os palcos do Caramulo em duas ou quatro rodas. Mais perto do evento, espera-se ainda a confirmação de mais nomes sonantes que integrarão este plantel excepcional reunido para a 10ª edição do Motorfestival.

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será, como já é a tradição, a Rampa Histórica do Caramulo, prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade.
Também regressam nesta edição o Rally Histórico Luso-Caramulo, o Passeio Histórico Viseu-Caramulo, o Passeio Clássico Tondela-Caramulo, o Rally Targa-Caramulo, os passeios ACP Clássicos, Salamanca-Caramulo, a concentração Vespa Caramulo, a Raiada, dedicada às bicicletas antigas, a Feira de Automobilia do Caramulo, e as Concentrações de automóveis e motociclos clássicos no Caramulo (Clubes).

Para além destas experiências e iniciativas diretamente ligadas ao universo automóvel, o Caramulo Motorfestival continua a apostar numa programa mais abrangente, dirigido ao público em geral e às famílias em particular, e que inclui atividades lúdicas Outdoor, parques infantis insufláveis, e bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

Ao longo dos três dias o público vai poder desfrutar de outro clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espetáculo aéreo de aviões clássicos, a cargo do Aero Club Vintage e do Museu Aero Fénix, que conta com modelos históricos como o Beechcraft C45, pilotados por experientes aviadores. No ano em que se celebram 70 anos sobre o fim da Segunda Guerra Mundial, está de volta a parada “Jeep Attack”, constituída por veículos militares e que fará o desfile pela Rampa do Caramulo no Domingo, dia 6.

Dos volumosos jeeps, aos micro carros, que serão os grandes protagonistas da exposição temporária “Micro Carros, Grandes Histórias”, patente no Museu do Caramulo, que estará aberto em horário alargado nos três dias do evento. A exposição é dedicada a alguns dos principais automóveis que caracterizam a revolução motorizada sentida nos períodos do pós-guerra, vivida um pouco por todo o mundo, assim como vários projectos portugueses, incluindo alguns que nunca vieram à luz do dia.