Ao longo dos anos, o homem tem procurado entender como funciona o Ser Humano internamente e todas as suas condicionantes.

À medida que a medicina avança em relação ao conhecimento e funcionamento do nosso corpo, mais se percebe que o Homem deve ser visto como um todo e analisado com tal.

Novas tendências foram surgindo para analisarmos o Homem de uma forma Holística, (holístico vem do vocábulo grego “holos”, que quer dizer total), e consequentemente abrangendo um entendimento mais energético-humanicista.

O universo é composto de energia, mas também de informação, tal como nós. A compreensão daquilo que realmente significa “energia” e a forma como o nosso organismo a pode adquirir, converter, armazenar e utilizar é a chave para compreender o funcionamento do nosso organismo. Ao compreendermos como ele funciona, começamos a conhecer-nos melhor, por incrível que isso possa parecer.

Como tudo funciona

Analisando cientificamente a nossa parte física, verificamos que a energia celular se encontra presente numa molécula conhecida por ATP (adenosina trifosfatada), sintetizada através da alimentação e da luz solar. Em cada célula, vibrando a cada dez milésimos de segundo, existem cerca de dois milhões de moléculas de ATP, perfazendo dois bilhões de vibrações a cada segundo em cada célula humana.

A matéria é energia, energia é informação e todos os processos de transmissão de informação são processos de transmissão de energia.

O homem representa um conjunto de várias formas de energias. Assim, no corpo humano encontramos energia mecânica (química, térmica e sonora), electromagnética (eléctrica, magnética e luminosa) e quântica (condensada, nos quarks, e livre nos léptons, na matéria escura e na energia escura).

Veja na próxima página a continuação do artigo.

Cada pessoa tem uma identidade como frequência, que é a resultante de todas energias do corpo físico, emocional, mental e espiritual.

A nossa frequência individual, afecta e interfere com todas as pessoas e lugares por onde passamos. É por isso que o crescimento de cada pessoa afecta o crescimento de todo o planeta. Quando mudamos a nossa frequência individual, interferimos energeticamente com o ambiente à nossa volta e mudamos a frequência dos lugares e das pessoas com quem convivemos.

O homem é um excelente conversor de energias, mas parece não ter muita consciência disso.

Toda essa energia circula fisicamente como informação, através da matéria (hormonas, enzimas, etc.), através da condução eléctrica celular (neurónios e músculo cardíaco) e através da dissipação de calor. Esse sistema energético-informativo é composto por estruturas especializadas e formações anatómicas responsáveis por toda a nossa regulação de vida interna (homeostase) e de vida externa (actividade muscular). Essa energia informativa é aquilo somos e como somos.

Como sabemos que não estamos bem

O nosso corpo é a melhor fonte de informação sobre o seu funcionamento mental, emocional e espiritual. É importante aprender a “ouvi-lo”. O corpo tem uma sabedoria de milhões de anos de evolução. Ele “sabe” muito mais da vida do que a nossa mente. Se não nos “sentirmos bem” podemos ter um problema ao nível da estrutura devido a ossos ou tecidos desalinhados, ou a nível bioquímico quando “o combustível” que estamos a dar às nossas células não é o mais apropriado e provoca acumulação de toxinas, vírus, bactérias ou fungos, ou ainda a nível energético quando os produtores e condutores de energia são perturbados. E como a energia está ligada à informação, qualquer mudança registada num dos outros níveis é acompanhada de uma mudança informativa na matriz ou nas memórias da célula.

Veja na próxima página a continuação do artigo.

O que podem provocar os nossos pensamentos

Pensamentos negativos descompensam energéticamente os átomos, promovendo o deslocamento dos eléctrons das suas órbitas atómicas, desencadeando a desarmonia energética na estrutura das células e consequente ejecção dos eléctrons das órbitas dos átomos que as constituem.

Pensamentos positivos harmonizam a estrutura dinâmica dos átomos, com a recondução dos eléctrons às suas respectivas órbitas, produzindo a harmonização do sistema energético das células e a consequente recondução do seu estado normal.

A energia causadora de ambos os processos é a mesma. O que diferencia o pensamento negativo do positivo, é a informação associada ao mesmo.

O pensamento, sendo uma forma de energia emitida pela alma, quando impregnado de emoções negativas como as do medo, do ódio, da inveja, da maldade, do ciúme, pode causar o deslocamento dos electrões das suas órbitas atómicas, causando o sofrimento, as doenças e o fracasso.

Energia versus Informação

Nós falamos de bloqueios de energia, mas nunca pensamos em bloqueio de informação, de baixa energia, mas não de baixa informação, de energias incompatíveis e não de informação incompatível. De um modo geral, assim como usamos qualidades como: bom, mau, alto, baixo, espesso, ralo, ou intenso para energia, devemos aplicar exactamente as mesmas qualidades à informação. Do mesmo modo, tal como há diferentes formas de energia também há diferentes formas de informação no nosso corpo.

A terapia informativa consiste na recuperação da informação em falta no nosso corpo, e de como remover bloqueios informativos ou informação desactualizada.

Veja na próxima página a continuação do artigo.

O que é a Terapia Bioenergética Quântica

Cada organismo, célula, elemento ou órgão, possui uma frequência electromagnética única e identificável. As perturbações no campo electromagnético do corpo ao fim de certo tempo geram alterações que se vão manifestar em seguida ao nível de modificações bioquímicas.

A terapia é feita com a ajuda de um aparelho que combina análise e equilíbrio tanto no nível energético como no nível informativo. Trata-se de uma metodologia corretora das disfunções bioenergéticas do corpo humano. É uma técnica terapêutica que ajuda o indivíduo a reencontrar-se com o seu corpo, a perceber o que realmente se está a passar no mais profundo do seu Ser. Ajuda a libertar emoções, sentimentos e crenças e a activar as funções necessárias à vida.

Ajuda a limpar traumas e informação adquirida, por vezes hereditáriamente, levando as pessoas ao encontro do equilibrio corpo/mente.

No trabalho da consciência, ocorre uma abertura progressiva desta na medida em que a pulsação energética se amplia e os circuitos energéticos se tornam mais fluidos.

Quando o campo magnético está em ordem, o corpo está saudável.

Esta terapia consiste na indução de frequências que vão reequilibrar o corpo permitindo-lhe encontrar o bem-estar aliado do equilíbrio saudável.

VEJA AS ENTREVISTAS COM A AUTORA NO CANAL SAPO ZEN:
CONVIDADA: FERNANDA SOUSA

  Maria Fernanda Sousa
Mestre Instrutor de Reiki
Terapeuta de Karuna Reiki
Terapeuta de Bioenergética Quântica

Com formação de base em Gestão de Marketing, desde bem cedo percebi que esse mundo de competição desenfreada não era onde me sentia bem. Em 1989 o Reiki surge pela 1ª vez na minha vida e vem provocar uma grande reviravolta em todo o meu Ser. Através dessa Energia de Amor consegui encontrar-me e decidi dar um novo rumo à minha vida. Grande parte da minha formação foi com Carlos Marques, o fundador da Escola Portuguesa de Reiki e é em 2004 que me torno Mestre Instrutor de Reiki segundo o Método de Reiki Tradicional. Ao longo destes anos tirei várias formações que me ajudaram a encontrar a complementaridade necessária ao praticante do Reiki, como Karuna Reiki, Massagem Ayurvédica, Reiki Kármico, Florais de Bach, Poder Avatar, o nosso Lado Sombra, Criança Interior, Auto-Estima, as Relações fonte de Crescimento Espiritual, Naikan a técnica Japonesa de “olhar para dentro”, as facetas do Ego, e Terapia Bioenergética Quântica. O chamado “Chamamento Interior” acho que o tive desde criança, no entanto, só quando experimentei o Reiki consegui compreender-me. Como todo o ser humano que diz estar no caminho do Bem procuro transmitir o que o que aprendi, o que penso e sinto em todos os seminários e workshops que organizo, bem como no atendimento individual e textos que escrevo. Sinceridade, Honestidade e Paz Interior são as minhas palavras preferidas.

Contactos:

templodecura@sapo.pt
mariafernandasousa@hotmail.com
Móvel: 962 556 898

Coordenação de Conteúdos:
Heloisa Miranda
email: sapozen@sapo.pt

Veja o programa SAPO Zenzen.sapo.pt

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.