A sua pessoa é livre para mudar. Mude o caminho que faz todos os dias. Olhe com atenção por onde passa. Repare na abóbada celeste. Olhe as pessoas que cruzam no seu caminho. Decida andar mais depressa ou mais devagar. Estabeleça uma certa rotina no seu dia-a-dia. Rompa com determinados hábitos antigos. É necessário que distinga entre rotina e estagnação. A rotina é necessária para que possamos organizar a nossa vida e ter tempo para desenvolver a criatividade e ampliar o auto-conhecimento. Na rotina pode-se ter liberdade de actuação, pois podemos fazer as mudanças necessárias em prol do crescimento pessoal sem que, seja preciso romper com tudo, apenas fazendo pequenos e importantes ajustes, ininterruptamente. Estagnação é viver na inércia, sem perspectiva de mudar, melhorar ou crescer em nenhum aspecto, seja no âmbito pessoal ou profissional. A única maneira de sair da estagnação é o rompimento drástico. A SUA PESSOA É LIVRE PARA ESCOLHER… Escolha aquilo que lhe possa fazer bem. Saiba que aceitar ou não uma situação faz parte do leque de escolhas que tem à mão. Então, sendo assim, opte pelo que lhe proporciona paz de espírito. Sempre temos escolhas! ... É necessário distinguir persistência de teimosia. Na persistência sempre existe uma meta pela qual lutamos para a alcançar. Na teimosia, simplesmente - não queremos abrir mão de algo; nem que seja de um sonho; mas apenas um sonho e não um projecto ou realidade. Para o projecto estabelecemos prioridades, metas bem definidas, empenho objectivo, disciplina e esforço contínuo na sua realização. Sonho é a fantasia e a ilusão de um desejo, sem a prática necessária para que possa acontecer. A SUA PESSOA É LIVRE PARA AMAR!... Primeiramente, ame as pessoas ampla e incondicionalmente, simplesmente, por seres humanos e almas em evolução. Inclua-se entre os seres humanos dignos de serem amados – mas, não esqueça: TODOS O SÃO!... Eleja as pessoas que lhe sejam especiais e comunique isso mesmo a elas sempre que possível. Discrimine o que cada pessoa presente na sua vida representa para a sua pessoa. Preste atenção no que cada uma delas pode oferecer-lhe e o que a sua pessoa lhes oferecerá, a cada uma delas. Nem sempre é o que esperamos, e vice-versa. É preciso distinguir as expectativas das possibilidades. O ser humano tem como tónica na sua relações ter expectativas – sempre esperam que os seus desejos sejam realizados. O que gera frustrações e decepções. Muitas vezes as expectativas são irreais – acima das possibilidades de realização; por isso, é importante estar atento às possibilidades. Estar atento às possibilidades é estar atento ao potencial do outro e da própria relação. Estar atento ao potencial do outro é conhecê-lo, é enxergá-lo como ele é realmente, e não como gostaríamos que ele fosse. Uma coisa é o que desejamos, outra coisa é o que é possível. Tudo isso é possível: somos livres para mudar, somos livres para fazer escolhas mais adequadas, somos livres para amar. Enfim, somos livres!

Veja na próxima página a continuação do artigo..

Evocando, como diz a sabedoria popular: Só há Liberdade com Responsabilidade.

Quando assumir responsabilidade sobre a própria vida – a sua pessoa então é verdadeiramente livre. Porquanto, a verdadeira liberdade implica auto-respeito, bem como respeito pelo outro também – pois, todos os seres humanos, o são!... A verdadeira liberdade passa pela ética, na qual a sua pessoa se compromete com a sua verdade, aplicando-a na sua vida, sempre sem invalidar a verdade do outro. Ser verdadeiramente livre significa estar mais próximo de si e do outro enquanto seres humanos que somos, através de relacionamentos auto-responsáveis, autênticos e indulgentes.

Quando temos comprometimento com a vida, com a ética e respeito, SOMOS LIVRES!

Meditem sobre isto!

Bem Hajam!
OM SHANTI!

Lama Khetsung Gyaltsen
Carlos Amaral

Veja as entrevistas com o autor no Programa SAPO Zen:

Convidado Carlos Amaral

O Autor:

Carlos Amaral, Venerável Lama Khetsung Gyaltsen

Mestre em Naturopatia;Especializado em Medicina Ortomolecular; Medicina Homeopática; Medicina Homotoxicológica; Medicina Ayurvédica e Tibetana;Doutorado em Religiões Comparadas e em Metafísica;Investigador em Psicologia Transpessoal & Regressão Memorial;Professor de Budismo, Meditação Tibetana, Raja-Yoga, Kryia-Yoga e Karma-Yoga; Autor e Palestrante.

Contactos:

email:carlos.amaral@netvisão.pt

http://www.tsong-kha-pa.com/index.hmtl

967 552 386
912 120 868

Coordenação de Conteúdos:
Heloisa Miranda
email: sapozen@sapo.pt
Veja o programa SAPO Zen: zen.sapo.pt

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.