Falar do planeta Mercúrio imediatamente nos leva a pensar em comunicação e em assuntos da Casa 3, a da 1ª aprendizagem, da informação que absorvemos na infância em casa, no meio que nos rodeia, como nos relacionamos com os irmãos também nesta representados e a escola primária, a base dos estudos superiores a seguir eventualmente um dia mais tarde, assunto da oposta Casa 9, cuja regência pertence a Júpiter.

Nem todos temos como regentes do eixo formado pela 3ª – 9ª Casas, os planetas naturais ou seja Mercúrio e Júpiter, mas todos temos ideias, aprendemos, analisamos e comunicamos. Quanto mais activado estiver este eixo mais importante será a área de comunicação na vida da pessoa.

Júpiter refere-se ao conhecimento alargado e adquirido através dos estudos superiores e das grandes viagens, ao passo que Mercúrio, o mensageiro dos deuses, transporta e espalha a informação rapidamente e sem grandes preocupações com o seu conteúdo ou significado. Com Mercúrio reúne-se informação e com Júpiter atribui significado e sentido a toda a aprendizagem.

Edith Piaf, dizia que tudo o que tinha feito era desobedecer e também dizia que sempre soube que iria deixar marcas no mundo da canção, assim como o sucesso fora de fronteiras era para ela o verdadeiro sucesso, onde não entendiam as palavras que ela cantava mas as sentiam. Assim se descrevia Edith Piaf. Olhar para a carta dela e verificar que a sua Casa 3 estava regida por Úrano, rebelde, original, inesperado e excêntrico, dá-nos uma imagem fantástica da reflexão do arquétipo.

Veja a continuação do artigo na próxima página

Se cada cabeça sua sentença e se a nossa cabeça é o nosso guia, conhecer os meandros e o mecanismo do nosso pensamento é uma mais valia para que possamos tirar o maior e melhor partido do seu potencial ou para que aprendamos a elevar os nossos pensamentos, evitando os que boicotam o nosso processo evolutivo. Já todos experimentámos o poder e a capacidade que a nossa mente tem de alterar a cor dia. 

A tendência da mente, optimista ou não, pode ser antecipada na análise astrológica, tendo em conta as condições que rodeiam o planeta regente da Casa 3, que indicará a qualidade, cor e modo de absorver e comunicar, em conjunto com os planetas que eventualmente residam na Casa, dando indicações preciosas acerca da construção mental do indivíduo.

Não esquecendo onde está Mercúrio no horóscopo tendo em conta o elemento e o signo, que nos dão fantásticas pistas:

Em Fogo, podemos contar com uma orientação egocêntrica impulsionada por confiança, em Carneiro iniciadora, bravura em Leão, já em Sagitário a espontaneidade e a certeza de estar certo, a visão ampla.

Em Água, os pensamentos condicionados ou plenos de emoção, em Caranguejo a questão de segurança emocional, em Escorpião a emocionalidade é pensada através de questões explorativas, entender para controlar, já em Peixes a sensibilidade e musicalidade, a estética.

Em Ar, os comunicadores por excelência sempre atentos ao que se passa à sua volta. Em Gémeos o comunicador jornalístico e a necessidade de espalhar informação, em Balança as condições sociais e o status já em Aquário a inovação e a consciência humanitária.

Veja a continuação do artigo na próxima página

Em Terra, podemos contar com uma mente prática e analítica, em Touro uma fixação pelo que acha o certo e seguro, uma sagacidade analítica no caso de Mercúrio em Virgem e uma ambição de tomar as rédeas no caso de Capricórnio.

Greta Garbo cuja frase mais famosa e tantas vezes mal interpretada, que ela tentou explicar assim; "I never said, 'I want to be alone.' I only said, 'I want to be let alone. ‘ There is all the difference.". Verificar que tinha a sua Casa 3 regida pela Lua, planeta que simboliza a emoção, poderemos entender que o seu discurso seja influenciado pelo seu estado emocional, por vezes difícil de ser entendido pelos demais.

Apreciar a diversidade das diferentes formas de interpretar e exprimir pensamentos é uma das riquezas da individualidade que nos enriquecem ao fazermos uso delas na troca de ideias e socialização, como o elemento Ar sugere que seja.

Ana Cristina Corrêa Mendes

http://espelhodevida.blogspot.com