As flores e a primavera estão em destaque em alguns dos pratos que abrem a nova estação, este mês de março, naquele que é um dos restaurantes japoneses mais exclusivos do país. No Kanazawa, liderado pelo chefe Paulo Morais e onde apensas se sentam ao jantar oito comensais, o menu de março traz-nos flores.

Disso mesmo é prova a sobremesa, composta por gelatina de amêndoa com pétalas da própria amendoeira, gelado de ameixa, crocante de tapioca e morangos prensados em saké.

Por uma vez não se fale de Sushi, o Japão também é doçaria delicada e laboriosa
Por uma vez não se fale de Sushi, o Japão também é doçaria delicada e laboriosa
Ver artigo

Por sua vez, o Hassun, prato que melhor reflete a estação do ano, de acordo com os princípios dos menus kaiseki, é constituído por uma gyosa de rabo de boi, favas, sushi prensado de polvo, terrina de peixe e camarão, kinuta (rábano, barriga de atum, folha de capuchinha e molho de miso), enguia grelhada, citrinos e as lindíssimas folhas violetas de borragem (planta herbácea mediterrânica, nativa do Sul da Europa e do Oeste asiático).

Com março o menu do restaurante nipónico Kanazawa chega-nos florido
Yaki Mono.

“Esta é uma altura fantástica no Japão, com o regresso das flores e da Primavera. O mesmo acontece cá em Portugal. O tipo de cozinha kaiseki deve reflectir a estação do ano, pelo que as flores não podiam deixar de estar presentes neste menu, tornando-se um dos elementos decorativos principais”, refere Paulo Morais, chefe português especialista em cozinha oriental.

A cozinha Kaiseki, equivalente ao fine dining ocidental, exprime, através de um menu de degustação, a estação e o lugar onde se encontra, sendo as técnicas de confeção e a apresentação dos pratos absolutamente rigorosas. A apresentação do prato é também meticulosamente pensada, mais uma vez respeitando o conceito japonês: a loiça escolhida, o empratamento elegante, a atenção ao detalhe, refletindo a arte minimalista japonesa.

Com março o menu do restaurante nipónico Kanazawa chega-nos florido
Dezato.

No Kanazawa existem quatro menus de degustação, sendo a variedade dos pratos apresentados o que os diferencia. O menu “Tasting”, que custa 150,00 euros, é o mais completo e contempla nove pratos, uma harmonização de vinhos. O menu “Miyazaki” (100,00 euros sem bebidas) é constituído por sete pratos. O “Kanazawa”, com seis pratos, tem um valor de 90,00 euros e o “Oyama”, com cinco pratos, um valor de 60,00 euros.

Kanazawa

Rua Damião de Góis nº 3A, Lisboa

Telefone: 21 301 02 92

Horário: de segunda a sábado das 19h30 às 23h00

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.