Foram anunciados, nas últimas horas, os finalistas profissionais do prestigiado concurso internacional de fotografia Sony World Photography Awards 2021. Ao contrário do que sucedeu em 2020, ano em que o fotógrafo português Diogo Baptista conseguiu uma nomeação com uma fotografia a preto e branco tirada em Sabucedo, em Santiago de Compostela, no norte de Espanha, durante a celebração popular rapa das bestas, este ano, nas imagens selecionadas, não há nenhum candidato português em competição.

Um dos finalistas é, no entanto, Theo Gould, um fotógrafo britânico que, a dada altura, trocou a Inglaterra pela Colombia mas que, atualmente, vive e trabalha em Lisboa. Dois dos rostos a preto e branco que fotografou competem na categoria de retratos. A lista de candidatos inclui ainda dois profissionais que falam português, os fotógrafos brasileiros Felipe Fittipaldi e Leonardo Costa Braga. A Península Ibérica, com 12 prifissionais de fotografia espanhóis a concurso, é a região com maior número de potenciais vencedores.

Sony World Photography Awards 2021. Não há portugueses mas um dos finalistas vive e trabalha em Lisboa
Sony World Photography Awards 2021. Não há portugueses mas um dos finalistas vive e trabalha em Lisboa Fotografia de Theo Gould