A artista de Los Angeles Catherine Asanov divulgou uma série de fotografias, comentando a situação atual em relação às respostas governamentais, empresariais e sociais dos EUA à pandemia do COVID-19.

A série "'USA 2020: A Parody" apresenta 19 autorretratos em cenários sugestivos de anúncios, cada um parodiando vários aspetos da vida na América neste momento.

"Tive uma ideia para fazer uma série fotográfica durante o confinamento. Perdi todo o trabalho, mas não a minha criatividade", disse a fotógrafa de publicidade e fundadora da agência criativa www.form-u.la.

A sua carreira como fotógrafa incluiu clientes como Sony Music, RCA, Becky G, J-LO, Gloria Trevi, NBC, Dreamworks, Badgley Mischka, Sunglasses Hut, The Ritz Carlton, Parade Design e muitos outros. Já foi destacada em várias revistas, incluindo InStyle, Zink, Vogue e Elle.

Catherine Asanov
Catherine Asanov, fotógrafa créditos: Catherine Asanov

A sua série de auto-retratos anterior, "Nyet That Type of Girl" (2018), apresentava uma paródia aos estereótipos russos.

"Não quero explorar a imagem de ninguém", comentou. "Estas são as minhas opiniões, as minhas emoções e os meus pontos de vista".

O projeto - que documenta o presente, enquanto estiliza e transforma a aparência da arte comercial - foi motivado pela urgência de uma crise única na vida.

"Este é o primeiro cenário de guerra em casa da minha geração", disse Catherine Asanov.

E acrescentou: "Comecei a ver o mundo filtrado - muitas vezes ridiculamente - por todos os meios de comunicação. Havia um humor sombrio. Por isso, pensei: 'E se eles tentassem enfiar este Novo Normal pelas nossas gargantas da mesma forma que enfiam cereais e sabão? Como seria uma campanha que vende medo e confusão como produto das nossas experiências? Estes são nossos novos itens de luxo, mas também os nossos itens essenciais".

"EUA 2020: A Parody é o resultado. Sou eu a brincar de uma maneira séria", afirmou ainda.