De acordo com Paulo Pereira,coordenador nacional da Campanha Olhe pelas Suas Costas "o uso contínuo dos saltos altos influencia a postura e o funcionamento da coluna lombar. Ao usar um sapato com salto alto, o peso do corpo fica apoiado principalmente na parte da frente do pé. Dessa forma, tende a haver um desequilíbrio para a frente, o que obriga a uma alteração da posição do joelho, da anca e da coluna lombar, que pode contribuir para o agravamento dos sintomas na região lombar".

É neste sentido que os saltos altos representam, para muitas mulheres, um complicado dilema: transparecer elegância ou ter dores nas costas?

Segundo o especialista ”Os saltos finos tornam instável o apoio do pé e obrigam a correcções constantes na musculatura lombar. Um salto com uma altura até 3 cm e de preferência de base larga é mais saudável e adequado para o uso diário”.

Por outro lado e de acordo com um estudo recente, sete em cada 10 pessoas sofrem de dores nas costas, ou seja, 72,4 por cento da população portuguesa.

2 de Fevereiro de 2011

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.