Nunca é demais relembrar que a prevenção é a nossa maior aliada na hora de proteger os nossos dados e privacidade online. Mas como garantir que navegamos em segurança em dispositivos móveis como tablets e smartphones? A SPC, empresa tecnológia europeia especializada no desenvolvimento de produtos eletrónicos, ajuda-nos nesse sentido ao partilhar 10 recomendações que pode descobrir a seguir.

1. Nunca utilize informações pessoais óbvias:

Opte sempre por configurar senhas ou passwords fortes, complexas mas fáceis de memorizar, nos dispositivos móveis. Nunca utilize informações pessoais óbvias, como nomes, datas de nascimento ou palavras do dicionário. Essas informações são fáceis de adivinhar e evite sequências óbvias como "123456" ou "qwerty". Pode sempre optar por senhas forte utilizando acrónimos ou abreviações de uma frase que seja significativa para si, mas difícil de adivinhar.

Por outro lado, sempre que for possível devemos utilizar métodos de bloqueio biométricos, como as impressões digitais ou o reconhecimento facial, para garantir que apenas o utilizador tenha acesso ao dispositivo.

2. Evite instalar aplicações provenientes de links ou fontes desconhecidas

Faça apenas o download de apps de lojas ou sites oficiais e devidamente verificados. Evite instalar aplicações provenientes de links ou fontes desconhecidas, pois estes podem representar ameaças à segurança tecnológica dos seus dados. Antes de descarregar uma app ou clicar num link, leia as avaliações e comentários de outros utilizadores. Isto poderá dar dicas sobre a legitimidade da aplicação ou do endereço eletrónico em questão.

3. Instale um antivírus

Instale uma aplicação de antivírus confiável, robusto e seguro para a proteção adicional contra malware, phishing e outras ameaças online.

4. Faça backups com regularidade

Faça backup com regularidade dos dados do seu dispositivo. Esta regra é mandatória. Em caso de perda, roubo ou falha do dispositivo, ter um backup vai garantir que não vai perder informação importante.

5. Escolha redes de wifi seguras

Evite conectar-se a redes wifi públicas não seguras. Se necessário, use uma VPN para criptografar a sua ligação e proteger os seus dados enquanto estiver online.

6.  Ative o bloqueio remoto em caso de perda

Ative a função de bloqueio remoto para poder rastrear, bloquear ou apagar remotamente os dados do seu dispositivo em caso de perda ou furto.

7. Não clique em links de fontes não confiáveis

Esteja atento a e-mails, mensagens ou links suspeitos. Não clique em links de fontes não confiáveis e evite fornecer informações pessoais em sites não seguros ou não verificados.

8. Desative conexões que não está a utilizar

Desative, sempre que possível, recursos como Bluetooth, GPS e wifi quando não estiverem em utilização para reduzir o risco de exploração por terceiros.

9. Mantenha-se informado sobre novas ameaças

Mantenha-se informado sobre as últimas ameaças e práticas de segurança. A educação contínua é fundamental para uma abordagem proativa na proteção dos seus dispositivos.

Pode acompanhar a atualidade tecnológica no SAPO Tek.

10. Tenha atenção a promoções e ofertas suspeitas

Desconfie sempre de links que ofereçam promoções ou ofertas incríveis, especialmente se vierem de fontes não confiáveis, uma vez que poderá ser uma tática comum utilizada nos crimes online.

Já seguia alguma destas recomedações? Melhore a sua segurança ao seguir as restantes.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.