Robin Lane Fox, especialista em jardinagem do Financial Times, preparou uma selecção do que considera algumas das melhores edições para os amantes de plantas e jardins.

Para a prática de jardinagem, Fox elegeu como melhor livro o Garden Book de Helen Dillon, uma edição da Frances Lincoln que combina conselhos simples com técnicas especializadas.

A enciclopédia desta especialista explica ao iniciado, por exemplo, porque nada cresce em determinados jardins ou conselhos para espaços verdes sofisticados. Dicas para vários estilos de jardins, uma panóplia de práticas para cuidar das plantas, instruções e conselhos de plantação e propagação constituem alguns dos temas da obra. Viajada por vários continentes, Helen Dillon é considerada uma das especialistas mais habilitadas para aconselhar sobre os jardins dos nossos dias.

Em 1999, foi distinguida com uma medalha de ouro do Royal Horticultural Society. «Todos os tipos de jardineiros devem ler este livro porque se baseia na experiência pessoal e não nos conselhos tradicionais do manuais que se encontram à venda», considera o colunista do Financial Times.

No que diz respeito a livros dedicados a apenas uma espécie, Fox aconselha o Camellias The Gardener’s Encyclopedia (publicado pela Timber Press), de Jennifer Trehane, editora do jornal International Camellia Society. Este livro explica como antecipar a floração de Inverno nas diversas variedades de camélias ou como travar o crescimento nos verões quentes.

Dedicada a todos os entusiastas de camélias, contém informação detalhada sobre o crescimento e os cuidados, assim como descrições detalhadas de uma selecção de 600 jardins onde estas plantas são rainhas. Além das clássicas, o livro têm as últimas espécies criadas pelos entusiastas. Com conselhos detalhados de propagação e para combater pragas e doenças, está ilustrado com mais de 800 imagens.

Para vasos e arranjos

Garden to Vase (Timber Press), de Linda Beutler, designer de arranjos floraios e presidente da Pacific Northwest Clematis Society, constitui outra obra de eleição para Robin Lane Fox. Como fazer arranjos e crescer as plantas em vasos; uso criativo das plantas; técnicas de corte de flores desde os básicos bouquets até aos arranjos para ocasiões especiais.

Este livro contém mais de 200 descrições detalhadas de plantas espectaculares e 142 fotos. Fox destaca ainda The Great Edwardian Gardens of Harold Peto, de Robin Whalley (Aurum), que resulta de uma selecção dos artigos da revista Country Life. Trata-se de uma selecção dos jardins de Harol Peto (1854-1933), um dos mais conceituados arquitectos paisagistas dos anos 20 do século passado. Para turistas viajantes, Fox escolheu Serres des Jardins Botaniques (Editions Aubanel) de Frederic Pautz, uma obra-roteiro que descreve os jardins botânicos desde Lisboa a Frankfurt.

Texto: Luís Melo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.