Dia 25 de setembro chegou ao fim mais uma semana de moda, desta vez a de Milão. Sendo esta uma das capitais mais poderosas e mais influentes no mundo da moda, claramente que as coleções apresentadas pelos designers italianos já demonstram características muito próprias da moda italiana.

Com início a 19 de Setembro a Milan Fashion Week lançou tendências que se destacam pelas cores vibrantes, os estampados, tecidos fluídos e frescos, sobreposições, transparências... a verdadeira essência do verão. Realce-se o pormenor de peças de roupa bastante intemporais para combater a era de austeridade que se vive na Europa e fazer face à procura no mercado de peças mais “wearable”. Obviamente que as marcas italianas não perdem a sua identidade, apenas se adaptam aos tempos modernos e à perda de alguns clientes no mercado de luxo. Muitas marcas apostaram no artesanato, uma qualidade pela qual a Itália é reconhecida.

Miuccia Prada quis continuar a lançar tendências e surpreendeu o seu público com uma coleção de inspiração japonesa e influências dos anos 60, confirmando que a marca continua a ter uma das mentes mais criativas desta indústria. Pormenores como flores brancas aplicadas em quimonos e vestidos, sapatos muito altos com meias de couro.

As marcas Roberto Cavalli e Roccobarocco investiram em bordados ornamentados com detalhes em pedras preciosas e ouro, marcando a diferença e dificultando a vida às cadeias de fast fashion de copiar as suas criações. Esta inspiração barroca vai sem dúvida transitar da estação fria para o verão.

A diretora criativa da Gucci, Frida Giannini, propôs cores vibrantes, com sapatos a combinar com a própria roupa, mangas largas, fatos inteiros, mas acrescentou movimento aos seus looks sofisticados inspirados nos anos 70.

Vestidos leves e transparências caracterizam as tendências das marcas Blumarine e Versace,
que fluem num grande apelo às formas do corpo e estilos diferentes. Marcas como Gianfranco Ferré, Genny, Versace e Frankie Morello apostaram em novos cortes e silhuetas.

Além das propostas de vestuário lineares, práticas ou mais excêntricas, os detalhes mais atenuados desta temporada são, sem dúvida, os acessórios: malas e sapatos ganham novos formatos e aplicações e os detalhes em ouro e prata foram o centro das atenções.

Agora segue-se a Paris Fashion Week, com início a 25 de setembro e até 3 de outubro.

26 de setembro de 2012

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.